PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (14/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (14/08)

Variação de nuvens com pancadas de chuvas a partir da tarde na porção oeste, Planaltos e que se espalham para as demais áreas no decorrer da noite devido atuação de uma área de baixa pressão alongada. Chance de temporais (chuva forte, com raios, eventual queda de granizo) isolados. À tarde, as temperaturas sobem na porção oeste e Planalto Norte (máximas de 25°C a 27°C) e amenas no restante do estado: de 17°C a 22°C no Planalto Sul, Litoral Sul, de 22°C a 25°C na Grd. Florianópolis, Vale e Litoral Norte. Ventos de quadrante sul passando a leste/nordeste no leste, de quadrante norte no centro-oeste do estado, com fraca a pontualmente moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada a localmente forte intensidade na porção oeste, Planaltos e Litoral Sul a partir da tarde.

PREVISÃO PARA SÁBADO (15/08)

Dia com variação de nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, em todo estado devido a passagem de uma frente fria. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas de 11°C a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste, de 13°C a 18°C nas demais áreas. À tarde as temperaturas sobem no litoral e Vale (máximas de 26°C a 29°C), até 22°C no Planalto Sul e de 23°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte girando para sudoeste/sudeste, com fraca a pontualmente moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, com moderada intensidade, em áreas do centro-leste do estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (16/08)

Gradual melhora na condição do tempo em boa parte do estado, porém, ainda existem condições para chuva isolada no Meio Oeste e áreas do norte e nordeste do estado. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas de 10°C a 14°C na porção oeste, Planaltos, 12°C a 15°C no Litoral Sul, de 14°C a 18°C nas demais áreas. À tarde as temperaturas ficam amenas, com máximas até 23°C na porção oeste, de 16°C a 20°C nos Planaltos, Vale, Litoral Norte, Grd. Florianópolis. No Litoral Sul não devem passar dos 17°C. Ventos de quadrante sul passando a leste, com fraca a pontualmente moderada intensidade, no estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Segunda-feira (17) com atuação de áreas de instabilidade que favorecem chuva isolada em áreas do Meio Oeste e norte do estado. Terça-feira (18) com previsão de pancadas de chuva para todo estado por conta da atuação de uma área de baixa pressão alongada.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/08)

Sexta-feira (14) com ventos de quadrante sul passando a leste/nordeste no leste, de quadrante norte no centro-oeste do estado, com fraca a pontualmente moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada a localmente forte intensidade na porção oeste, Planaltos e Litoral Sul a partir da tarde.

Ondas com direção sudeste passando a leste/nordeste e altura até 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas com ondas de direção leste/nordeste e altura de 1,0 m a 1,5 m.