PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (14/11)

 nowcasting

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da Defesa Civil e Alertas encaminhados via SMS.  

diario.png

ATUALIZAÇÃO: ATENÇÃO METEOROLÓGICA 

TEMPORAIS A PARTIR DESTA NOITE DE QUARTA-FEIRA (13) 

Início: 13/11/2019 às 18:00

Fim: 15/11/2019 às 12:00

Região: Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.

Previsão: A partir desta noite de quarta-feira (13) há condições de tempo adverso em todo o estado de Santa Catarina, com maior severidade na porção oeste, devido a formação de uma região de baixa pressão. Podem ocorrer vendavais, possível queda de granizo, alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra pontuais, em função dos volumes consideráveis de precipitação em curto espaço de tempo. O sistema começa a atuar na noite de quarta-feira (13) na região oeste e se desloca para as demais áreas do estado no decorrer da quinta-feira (14).

 RECOMENDAÇÕES DEFESA CIVIL

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO METEOROLÓGICA

RAJADAS DE VENTO NO LITORAL A PARTIR DA NOITE DE QUINTA-FEIRA (14)

Início: 14/11/2019 às 18:00

Fim: 15/11/2019 às 18:00

Região: Litoral

Previsão: O início da formação de um ciclone extratropical entre a noite de quinta-feira (14) e no decorrer da madrugada e ao longo do dia da sexta-feira (15) configuram uma situação favorável para ocorrências de rajadas de vento de intensidade forte nas áreas litorâneas, começando pelo Litoral sul, passando pela Grande Florianópolis e avançando para o Litoral Norte, com valores variando entre 60 e 90 km/h.

 RECOMENDAÇÕES DEFESA CIVIL

Ventos fortes: Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Proteja-se em local abrigado e distante das janelas.

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________

OBSERVAÇÃO MARÍTIMA

MUITO AGITADO

Início: 15/11/2019 às 03:00.

Fim: 17/11/2019 às 03:00.

Previsão: Mar muito agitado, com ondas de quadrante sudoeste/sul e picos de altura entre 2.0 a 3.0 m, começando na região costeira do Litoral Sul passando por Grande Florianópolis e chegando no Litoral Norte, a partir da madrugada desta sexta-feira (15) e se estendendo até a madrugada de domingo (17). Existe a possibilidade de ressaca em todo o Litoral catarinense.

 RECOMENDAÇÕES DEFESA CIVIL

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Boletim Meteorológico DC-SC - 2019.11.14 - DIÁRIO_page-0001.jpg

 

  

  
   

defesa civil

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA

 
AVISOS ANTERIORES 

OBSERVAÇÃO 14/11 09:15 – Chuva moderada a pontualmente forte, nas regiões Oeste e Meio-Oeste, nas próximas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.
 
OBSERVAÇÃO 14/11 07:40 – Condição de chuva persistente, pontualmente moderada, na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí com risco de alagamentos, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.
 
OBSERVAÇÃO – 13/11 20:30 – Risco de deslizamento nas cidades de Aguas Mornas, São Pedro de Alcântara, Brusque e Sto Amaro da Imperatriz. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 14/11 16:32 – Pancadas de chuva de intensidade moderada a pontualmente forte entre o Planalto Norte e Litoral Norte, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 14/11 16:10 – Temporais isolados com possibilidade de granizo nos municípios de Imaruí e Imbituba na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 14/11 15:08 – Pancadas de chuva de intensidade moderada a pontualmente forte no Litoral Sul, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.