PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (19/06)

nowcasting

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da DC e Alertas via SMS.

diario.png

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA

Declínio de temperatura e geada nas áreas elevadas

Início: 19/06/2019 às 15h00
Fim: 20/06/2019 às 08h00

Regiões: Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis

Previsão: Declínio de temperatura em grande parte do estado, com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas durante o amanhecer de sexta-feira.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (19/06)

FRENTE FRIA AVANÇA NESTA QUARTA-FEIRA

A quarta-feira (19) amanheceu com mudanças no tempo no estado, devido a aproximação de uma frente fria, que provocou aumento de nebulosidade e chuva fraca na região oeste. No decorrer do dia, o sistema frontal avança rápido para as demais áreas do estado, provocando chuva fraca a pontualmente moderada, mas de forma mal distribuída. Além disso, há condições para rajadas de vento moderadas, principalmente no Planalto e Litoral Sul.

O feriado desta quinta-feira (20) inicia com tempo firme na maior parte do estado, devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco que inibe a formação de nuvens de chuva. O tempo aberto permite uma queda rápida das temperaturas durante a madrugada, sendo que nas áreas mais altas do Planalto Sul são previstas temperaturas negativas. No decorrer da tarde o tempo permanece firme e as temperaturas amenas.

Na sexta-feira (21), as condições de tempo não mudam, ainda com tempo firme na maior parte do estado, exceto nas áreas do Litoral e Planalto Norte, onde há formação de nebulosidade variável devido a circulação marítima, com possibilidade de chuva fraca e isolada.

A tendência é de tempo firme para o final de semana com predomínio de sol, intercalando com períodos de nebulosidade. As temperaturas voltam a subir gradualmente.

Capturar57

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

defesa civil

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA

AVISOS ANTERIORES

OBSERVAÇÃO – 19/06 13:30 – Pancadas de chuva moderada a isoladamente forte para a região do Extremo Oeste divisa com a Argentina, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.