PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (20/05) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (20/05)
 
Na quarta-feira o dia segue estável no estado. O tempo ensolarado com presença de poucas nuvens favorece o aumento das temperaturas em todas regiões. O aquecimento deve ser mais significativo no Oeste e Litoral Sul, onde as máximas chegam aos 30ºC. No Litoral Norte e Grande Florianópolis as temperaturas durante a tarde variam entre 26 e 28ºC, nas demais regiões ficam em torno de 24 e 27ºC. Vento de nordeste, moderado a forte no Litoral Sul e fraco a moderado nas demais regiões.
image.png
PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (21/05)
 
No decorrer da quinta-feira a condição de tempo ensolarado com poucas nuvens se mantém na maior parte do estado. Com a aproximação de uma frente fria no RS, devem ocorrer pancadas de chuva no Oeste a partir da noite, com risco de trovoadas isoladas. As temperaturas sofrem elevação, a tarde as máximas variam entre 28 e 30ºC no Oeste e Litoral, no sul do estado podem chegar aos 32ºC. Nas demais regiões variam em torno de 24 e 27ºC. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Oeste e no Litoral Sul, onde a intensidade deve variar de moderada a forte na região costeira.
image.png
PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (22/05)
A passagem de uma frente provoca chuva desde a madrugada no Oeste, e avança para as demais regiões no decorrer do dia. Do Oeste aos planaltos a chuva deve ocorrer de forma mais bem distribuída, com volumes mais significativos e presença de temporais. Com a passagem do sistema as temperaturas não se elevam significamente nas regiões de divisa com o RS, variando entre 20 e 23ºC nessas localidades. Na porção nordeste do estado devem variar entre 25 e 28ºC. Vento variando de nordeste e noroeste, com intensidade moderada a forte e com rajadas, maior atenção entre o Oeste e Litoral Sul.
image.png
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No sábado (23) ainda há muita nebulosidade associada a passagem da frente e chuva, que deve ser fraca e pontual. As temperaturas sofrem declínio do decorrer do dia, principalmente entre o Oeste e Planaltos. No domingo (24) na região do centro-leste o tempo é de variação de nuvens, com melhora gradativa no Oeste.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/05)
Vento de nordeste, moderado a forte no Litoral Sul e fraco a moderado nas demais regiões.
Pouca agitação na região costeira de todo o Litoral, com ondas entre 0,5 a 1 metro. Circulação de sudeste a leste.