PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (24/06)

nowcasting

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da DC e Alertas via SMS.

diario.png

RAJADAS DE VENTO DE INTENSIDADE MODERADA

Início: 25/06/2019 às 12h00
Fim: 26/06/2019 às 00h00

Regiões: Regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte

Previsão: Rajadas de vento de intensidade moderada localizadas associadas a condições pré-frontais.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

TEMPESTADES ISOLADAS

Início: 25/06/2019 às 18h00
Fim: 26/06/2019 às 06h00

Regiões: Regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul

Previsão: Tempestades isoladas com risco de granizo, chuva moderada a forte, ventos intensos e raios a partir da noite de terça-feira, principalmente na divisa com o estado gaúcho, devido a instabilidade pré-frontal.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA

Início: 25/06/2019 às 22h00
Fim: 26/06/2019 às 22h00

Regiões: Todas as regiões.

Previsão: Declínio acentuado de temperatura após a chuva devido a entrada de massa de ar frio.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (24/06)

MUDANÇA NO TEMPO DE TERÇA-FEIRA PARA QUARTA-FEIRA

Segunda-feira (24) amanhece com tempo firme e uma leve sensação de frio em todo o estado de Santa Catarina. O céu conta com poucas nuvens, o sol predomina no decorrer do dia e as temperaturas sobem rapidamente, com pouca variação de nebulosidade.

A aproximação de uma frente fria na terça-feira (25) começa a mudar o tempo no estado. A partir da tarde o vento ganha força, com condições para rajadas de vento de intensidade moderada a forte no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. A chuva aparece entre o final da tarde e noite nas áreas de divisa com o estado gaúcho, principalmente na faixa oeste.

Na quarta-feira (26) o avanço da frente fria sobre o estado traz chuva moderada a pontualmente forte, com descargas elétricas, para todo o estado de Santa Catarina, a chuva acontece desde as primeiras horas da madrugada na região oeste do estado, avançando gradualmente para as demais regiões. Conforme a frente fria avança, o vento ganha força no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e Litoral Norte, com rajadas de vento de intensidade moderada a forte. Vale destacar que após a passagem da chuva, a entrada de uma massa de ar frio e seco provoca declínio acentuado nas temperaturas.

A tendência é de frio na manhã de quinta-feira (27), com aumento gradual das temperaturas nos dias seguintes.

Capturar5

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

defesa civil

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA