PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (26/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (26/06)

Entrada da massa de ar fria deixa o dia com poucas nuvens na porção oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Uma área de baixa pressão alongada favorece, a partir da noite, pancadas de chuva isoladas no norte e nordeste do estado. Não se descarta a chance de temporais isolados nas áreas próximas à divisa com o PR. Ao longo do dia as temperaturas ficam de baixas a amenas e com sensação de frio. As máximas devem variar de 11°C a 16°C da porção oeste aos Planaltos, Alto Vale e de 14°C a 17°C no litoral, Baixo/Médio Vale. A partir da noite as temperaturas voltam a cair, principalmente na porção oeste, Planaltos, Alto Vale e Litoral Sul. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, em grande parte do estado. No Litoral Norte os ventos passam a ser de leste/nordeste na parte da noite.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (27/06)

Massa de ar fria deixa o dia com poucas nuvens na porção oeste. A umidade vinda do oceano favorece a variação de nuvens, com chance de chuva fraca e bem isolada em localidades dos Planaltos ao litoral. Amanhecer com chance de geada na porção oeste, Planaltos e Alto Vale, temperaturas baixas, com mínimas de 0°C a 7°C na porção oeste, Planaltos, de 5°C a 10°C no Alto/Médio Vale, Litoral Sul, Grd. Florianópolis Serrana e de 8°C a 14°C nas demais áreas. Há chance de registros negativos entre o Meio Oeste e Planaltos. Ao longo do dia as temperaturas ficam baixas nos Planaltos (máximas de até 10°C), baixas a amenas no Vale e litoral (de 11°C a 16°C) e na porção oeste (até 17°C). A partir da noite as temperaturas voltam a cair e a persiste a sensação de frio em todo estado. Ventos de sul/sudeste, com fraca intensidade, em todo estado.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (28/06)
Alta pressão deixa o dia com céu aberto a poucas nuvens no estado. A partir da noite, no Extremo Oeste, as nuvens aumentam por conta da aproximação de áreas de instabilidade vindas do Paraguai e Argentina. Amanhecer com chance de geada em áreas do Meio Oeste e Planaltos, temperaturas baixas em boa parte do estado, com mínimas de 2°C a 8°C na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, Litoral Sul, de 9°C a 14°C nas demais áreas. Ao longo do dia as temperaturas ficam amenas na porção oeste (máximas de 21°C), litoral, Baixo/Médio Vale (de 15°C a 18°C), porém nos Planaltos e Alto Vale ainda ficam mais baixas (de 10°C a 14°C). Ventos de sul/sudeste a leste, com fraca intensidade, no estado. Na porção oeste, a partir da noite passa a ser de quadrante norte.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Segunda-feira (29) e terça-feira (30) com previsão de pancadas de chuva e temporais isolados no estado devido atuação de áreas de instabilidade associadas a uma área de baixa pressão alongada.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/06)

Sexta-feira (26) com ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, em grande parte do estado. No Litoral Norte os ventos passam a ser de leste/nordeste na parte da noite.
Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral. Altura de 2,0 a 3,0 m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis e até 2,5 m no Litoral Norte. Há previsão de ressaca do Litoral Sul até Florianópolis, chance de alagamentos costeiros.