Previsão Voltada para Defesa Civil 19.01.2017

 

nowcasting

———————————— 

No verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, mas é uma condição passageira. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, também podem ocorrer.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————  

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Quinta-feira (19/01):

Tempo: o dia começa com sol em todo o Estado. A partir da tarde, aumento da nebulosidade com pancadas de chuva e trovoada isolada, e risco de temporal com granizo, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná. Especialmente para o Litoral Norte, são maiores as condições para temporal e chuva mais intensa. No sul do Estado (Planalto Sul e Litoral Sul), as chances de chuva são bem menores e o sol predomina na maior parte do dia.

Temperatura: mais elevada no Oeste e Norte.

Vento: sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: Sistema de alta pressão no litoral do RS. Intensificação de uma baixa pressão no litoral entre SP e SC, influenciando o norte de SC.

 ————————————————————————–

Sexta-feira (20/01):

Tempo: no Litoral Norte, pancadas de chuva e trovoada isolada a qualquer hora do dia, com risco de temporal, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná. Nas demais regiões do Estado, predomínio de sol na maior parte do dia, com maior presença de nuvens no Norte de SC.

Temperatura: em elevação rápida durante o dia, especialmente no Oeste e Norte.

Vento: sul a sudeste e com rajadas mais intensas no litoral, e de sudeste no interior, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de alta pressão no litoral do RS. Baixa pressão no litoral entre SP e SC, influenciando o norte de SC.

 ————————————————————————–

 

Sábado e domingo (21 a 22/01):

Tempo: no Litoral, pancadas de chuva a qualquer hora do dia, com intensidade moderada a forte. Nas demais regiões do Estado, predomínio de sol e pancadas de chuva com trovoada a partir da tarde, sendo mais favoráveis para o norte de SC, devido ao sistema de baixa pressão no mar, entre o litoral de SP e de SC.

Temperatura: mais elevada no Oeste.

Vento: sul a sudeste e com rajadas mais intensas no litoral, e de sudeste no interior, fraco a moderado.

 ————————————————————————–

Segunda-feira (23/01):

Tempo: permanece a mesma condição de chuva do fim de semana, porém com menor intensidade, devido ao afastamento do sistema de baixa pressão no litoral de SC em direção ao mar. No Litoral do Estado, pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões de SC, sol com pancadas de chuva e trovoada isolada a partir da tarde.

Temperatura: mais elevada no Oeste.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 24/01 a 02/02 de 2017

Na maior parte dos dias, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, entre a tarde e noite, associadas ao forte calor. Uma massa de ar quente e seco permanece atuando no Sul do Brasil, mantendo a condição de dias ensolarados especialmente no interior de SC. No Litoral, maiores chances de chuva, por influência de sistemas de baixa pressão no mar, influenciando o tempo na região.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Laura Rodrigues – Meteorologista

————————————————————————————

No verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, mas é uma condição passageira. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, também podem ocorrer.
————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais e redes sociais da SDC e EPAGRI/CIRAM


————————————————————————————
 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

 

 AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 19/01/2017 – 16h07min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no  Oeste, nas próxima 2 horas (Epagri/Ciram).

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil