PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 01.04.2018 – PISHR

nowcasting

ATENÇÃO 01/04 19:55 – PANCADAS DE CHUVA LOCALIZADA MODERADAS A FORTES E RAIOS nas próximas 2 horas para MATOS COSTA, PORTO UNIÃO e IRINEÓPOLIS. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 01/04/2018 – 19h30min –  Mantém condições de pancadas de chuva com descarga elétrica isolada no Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí e Planalto Sul nas próximas 2 horas.

________________________________________________________________ 

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________
 
AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM
 
CHUVA DE INTENSIDADE FORTE DE CURTA DURAÇÃO E RAIOS
 

Início: 31/03/2018 às 12:00h
Fim: 01/04/2018 às 23:59h

Regiões: todas, sobretudo no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, de forma isolada.

Previsão: chuva de curta duração e forte intensidade em alguns momentos, acumulando pontuais de 30 a 50 mm em uma hora.

Sistema: cavado influenciando SC e frente ria avançando pelo litoral do RS.

Marilene de Lima –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

________________________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

____________________________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Próximos dias com umidade alta e pancadas de chuva em SC!

 

Domingo (01/04): ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA FORTES COM RAIOS A TARDE E NOITE!

Tempo: sol entre nuvens pela manhã com chuviscos isolados do Planalto ao Litoral. No período da tarde e noite, ocorrem pancadas fortes de chuva e descarga elétrica.

Temperatura: em elevação com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado sobre o Sul do Brasil e formação de um sistema de baixa pressão no oceano no Litoral de SC e RS.

 

Segunda-feira (02/04): ACOMPANHAR O MONITORAMENTO!

Tempo: sol com aumento de nuvens ao longo do dia em todas as regiões de SC.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: sistema de baixa pressão no oceano no Litoral de SC e RS.

 

Terça-feira (03/04): PANCADAS DE CHUVA FORTES ENTRE A TARDE E NOITE

Tempo: sol com aumento de nuvens ao longo do dia em todas as regiões de SC. No período da tarde e noite, ocorrem pancadas fortes de chuva e descarga elétrica no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

Temperatura: diminui um pouco em relação aos outros dias.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Quarta-feira (04/04): CHUVA COM TROVOADAS A TARDE. ACOMPANHAR O MONITORAMENTO!

Tempo: sol entre nuvens pela manhã, A partir da tarde, do Planalto ao Litoral, previsão de pancadas de chuva com trovoadas.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Quinta-feira (05/04): CHUVA COM TROVOADAS ENTRE A TARDE E NOITE!

Tempo: sol entre nuvens pela manhã. A partir da tarde, no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, previsão de pancadas de chuva com trovoadas. Nas demais regiões, chuva na madrugada e a partir da tarde.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado, devido à umidade relativa do ar elevada.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 06 a 15 de abril de 2018

Tempo instável com chuva nos dias 06 e 07/04 devido à passagem de uma frente fria passa pelo Estado. Nos dias seguintes tempo firme com maiores períodos de sol devido a sistemas de alta pressão (ar seco e frio) no Sul do Brasil. Temperatura diminui um pouco a partir de 07/04, principalmente no Planalto Sul e áreas altas do Meio Oeste de SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 
defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 01/04/2018 – 17h00min – Pancadas de chuva com descarga elétrica isolada no Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 01/04/2018 – 16h05min – Pancadas de chuva com raios de forma rápida e MAL DISTRIBUÍDA no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO NORTE e VALE DO ITAJAÍ nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 01/04 12:31 – PANCADAS DE CHUVA MAL DISTRIBUÍDAS COM RAIOS no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL E PLANALTO NORTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.
 

ATENÇÃO 01/04/2018 – 15h00min – Pancadas de chuva com descarga elétrica isolada no Planalto Norte e Vale do Itajaí nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 01/04/2018 – 14h10min – Pancadas de chuva com descarga elétrica isolada no Oeste e Meio-Oeste nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 01/04/2018 – 14h10min – Risco de temporal isolado no Oeste, região de Coronel Martins e áreas vizinhas na próxima hora (Epagri/Ciram).

 

ATENÇÃO 01/04 13:50 – PANCADAS DE CHUVA MAL DISTRIBUÍDAS COM RAIOS no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL, PLANALTO NORTE e LITORAL SUL nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

 

 

 

OBSERVAÇÃO 01/04/2018 – 13h15min – Pancadas de chuva com descarga elétrica isolada no Planalto Norte nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).