PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 02.07.2018 – HL

nowcasting

ATENÇÃO 03/07/2018 – 06h28min: Rajadas persistentes de vento Sul de 50 a 70km/h em todo o Litoral de SC nas próximas 3 horas.(Epagri/Ciram)

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL DE SANTA CATARINA !

Início: 03/07/2018 às 03:00h

Fim: 04/07/2018 às 15:00h

Região: LITORAL DE SANTA CATARINA.

Previsão: Vento forte de 50 a 70 km/h e mar muito agitado com altura de onda de 2,0 a 2,5 m próximo à costa e picos de 3,0 a 3,5 m, em áreas afastadas da costa.

Sistema: Deslocamento de uma frente fria pelo oceano e um sistema de alta pressão em deslocamento pelo Sul do Brasil.

Publicação: 02/07/2018 – 16h30min.

Clóvis Corrêa – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Início de semana com chuva em Santa Catarina

Vento sul traz declínio da temperatura na terça-feira (03)

Segunda-feira (02/07) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – RAIOS – RAJADAS INTENSAS DE VENTO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões. Do oeste ao sul, chuva isolada com trovoada no final do dia, especialmente nas áreas de divisa com o RS.

Temperatura: bem elevada.

Vento: nordeste/noroeste passando a sul do oeste ao sul, no final do dia, moderado com rajadas mais intensas.

Sistema: alta pressão influenciando SC. Frente fria em deslocamento pelo RS, aproximando-se de SC.

Terça-feira (03/07) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – RAJADAS INTENSAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: do oeste ao sul, chuva bem isolada entre a madrugada e manhã, melhorando com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens e chuva bem isolada à tarde.

Temperatura: em declínio.

Vento: sudoeste a sudeste com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: frente fria em deslocamento rápido pelo litoral de SC. Massa de ar frio (alta pressão com centro ao sul do Uruguai) avança para SC, especialmente para as áreas sul e leste do Estado.

Quarta-feira (04/07) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: no Planalto Sul e Litoral Sul, encoberto com chuva. No Planalto Norte e Litoral Norte, encoberto, melhorando com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva entre a madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. Valores mais significativos de chuva no sul de SC, devido a um cavado (baixa pressão) entre RS e SC.

Temperatura: em elevação, especialmente no oeste, devido ao rápido deslocamento da massa de ar frio para o oceano.

Vento: sudeste a nordeste, fraco.

Quinta-feira (05/07) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: entre a madrugada e manhã, encoberto em todas as regiões de SC, com chuva no Planalto Sul e Litoral Sul. O tempo melhora em todo o Estado no decorrer do dia. Permanece a condição de valores mais significativos de chuva no sul de SC, nas áreas de divisa com o RS.

Temperatura: mais elevada.

Vento: sudeste no litoral a nordeste no interior, fraco a moderado.

Sexta-feira (06/07)

Tempo: sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: bem elevada.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 07 a 16 de julho de 2018

Na maior parte do período, o sol predomina com temperaturas elevadas, devido a uma massa de ar seco predominando em grande parte do centro-sul do Brasil. Uma frente fria passa por SC em torno dos dias 08 e 09/07, favorecendo chuva mais isolada. Declínio da temperatura nos dias seguintes, entre 10 e 11/07, devido a uma massa de ar mais frio.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 03/07/2018 03h44min: VENTO MODERADO a FORTE (Sudoeste/Sul) e RAJADAS DE VENTO de 50 a 70 km/h no LITORAL SUL e GRANDE FLORIANÓPOLIS nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO – 03/07/2018 01h40min: VENTO MODERADO a FORTE (Sudoeste/Sul) e RAJADAS DE VENTO de 50 a 70 km/h no LITORAL SUL e GRANDE FLORIANÓPOLIS nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 02/07/2018 22h55min: PANCADAS DE CHUVA FRACA a MODERADA, isoladamente FORTE em áreas do PLANALTO SUL, LITORAL SUL e GRANDE FLORIANÓPOLIS, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 02/07/2018 21:04 – PANCADAS DE CHUVA FRACA a MODERADA, isoladamente FORTE com (RAIOS) em áreas do PLANALTO SUL e no LITORAL SUL, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 02/07/2018 18h55min: PANCADAS DE CHUVA FRACA E ISOLADAMENTE MODERADA COM DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) no EXTREMO LITORAL SUL, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.