OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 03.01.2017

nowcasting

 

OBSERVAÇÃO 04/01/2017 – 06h37min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com raios no Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

————————————————————————————————

Observação 2

 OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC- EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Terça e quarta-feira (03 e 04/01) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA RÁPIDA E INTENSA – RAJADAS FORTES DE VENTO) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, em todas as regiões. Pancadas localizadas de chuva com trovoada, entre a tarde e noite. Risco de temporal (chuva mais intensa com rajadas de vento acima de 60km/h), especialmente para as regiões do Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado, e máxima acima de 30°C.

Vento: nordeste, fraco a moderado. Variações de sudeste no Litoral e Norte do Estado. Rajadas mais intensas associadas a temporais.

Sistema: Massa de ar quente e úmido em SC.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM  

 ————————————————————————————————

 

Quinta-feira (05/01) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA RÁPIDA E INTENSA – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Tempo instável com chuva e descarga elétrica em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria próximo da costa catarinense. Do Oeste ao Litoral Sul, chuva no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do Estado, chuva a partir da tarde. Aumenta o risco de temporal localizado (chuva mais intensa com rajadas de vento acima de 60km/h) com granizo, para todas as regiões.

Temperatura: diminui um pouco, especialmente do oeste ao sul do Estado.

Vento: noroeste passando a sul, moderado, com rajadas mais intensas associadas a temporais.

 

 ————————————————————————————————

 

Sexta-feira (06/01)

Tempo: A nebulosidade começa a diminuir em todo o Estado, ainda com chuva isolada principalmente na madrugada e manhã.

Temperatura: máxima em torno de 30°C.

Vento: Sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

 ————————————————————————————————

 

Sábado (07/01) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Do Oeste ao Litoral Sul, sol com pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do Estado, sol com muitas nuvens e chuva isolada a qualquer momento do dia.

Temperatura: em elevação.

Vento: Nordeste, do oeste ao sul de SC. Sul a sudeste, na Grande Florianópolis e norte do Estado. Fraco a moderado em todas as regiões.

 ————————————————————————————————

 

TENDÊNCIA de 08 a 17/01 de 2017

A maior parte do período será com pancadas de chuva de verão durante a tarde e noite, devido ao calor e umidade provenientes do norte do Brasil. Nos dias 09-10, e 13-14, as pancadas de chuva devem ser mais intensas e generalizadas no Estado.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

 ————————————————————————————————

 

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 ————————————————————————————————

  

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

  

 ————————————————————————————————

 

 AVISOS ANTERIORES: 

 

OBSERVAÇÃO 04/01/2017 – 02h45min – Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva com raios do Oeste ao Litoral Sul de SC próximo à divisa com o RS. (Epagri/Ciram) 

 

OBSERVAÇÃO 04/01/2017 – 02h03min – Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva com raios, no Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)

 

OBSERVAÇÃO 03/01/2017 – 22h45min – Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva com raios no Planalto Norte de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 03/01/2017 – 22h20min – Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva com raios no Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 03/01/2017 – 19h00min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com raios, no Planalto Norte de SC, principalmente nas áreas próximas a divisa com o Paraná. (Epagri/Ciram) 
 
OBSERVAÇÃO 03/01/2017 – 16h40min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com raios, no Planalto Norte de SC, principalmente nas áreas próximas a divisa com o Paraná. (Epagri/Ciram)
 
OBSERVAÇÃO 03/01/2017 – 14h30min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com raios, no Planalto Norte de SC, principalmente nas áreas próximas a divisa com o Paraná. (Epagri/Ciram)