PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 03.06.2018 – HL

nowcasting

OBSERVAÇÃO 03/06 18:25 – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA no EXTREMO OESTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

ATENÇÃO MARÍTIMA 03/06/2018 – EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO: VENTO FORTE E MAR AGITADO

Início: 03/06/2018 às 15:00h

Fim: 03/06/2018 às 23:59h

Região: Litoral Sul a Florianópolis.

Previsão: vento forte de 50 a 70km/h e mar agitado com altura de onda de 1,5 m a 2,5 m próximo à costa e picos de 3,0 m a 4,0 m, em áreas afastadas da costa.

Sistema: ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do RS.

Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
 Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana com temperaturas baixas em SC.

Domingo (03/06) – AVISO PARA MAR AGITADO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: no Litoral Norte, mais nuvens com chuva fraca e isolada, melhorando com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, seco e ensolarado.

Temperatura: baixa, com máximas de 15°C a 19°C em grande parte das regiões.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no início do dia.

Mar: agitado com picos de onda de 1,5 m a 2,5 m próximo a costa e picos de 3,0 m a 4,0 m em áreas afastadas da costa.

Sistema: massa de ar frio e seco, com centro entre o norte da Argentina e Uruguai (1032hPa), influenciando SC.

Segunda-feira (04/06) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – RISCO DE GEADA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, condição de chuva à noite, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná.

Temperatura: baixa na madrugada, com geada nas áreas altas do Planalto Sul e, mais isolada, no Meio-Oeste. Durante o dia, temperatura em elevação em todas as regiões.

Vento: sudeste a nordeste no interior, e de sul a sudeste no litoral, fraco a moderado.

Sistema: o centro da massa de ar frio desloca-se para o mar, influenciando o leste e sul de SC. Desenvolvimento de uma baixa pressão (convergência de umidade) no PR, influenciando o oeste e norte de SC.

Terça-feira (05/06) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – RAJADAS INTENSAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: chuva em SC, principalmente na madrugada e manhã, devido a um sistema de baixa pressão deslocando-se do oeste de SC para o litoral do RS. O tempo melhora no decorrer do dia, a partir do oeste, com diminuição da nebulosidade e aberturas de sol.

Temperatura: mínima em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no sul e litoral, devido ao ciclone (baixa pressão) na costa do RS.

Quarta-feira (06/06) – OBSERVAÇÃO PARA RISCO DE GEADA – RAJADAS INTENSAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: em declínio, com geada do Oeste ao Planalto, devido à chegada de outra massa de ar frio.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no início do dia no litoral e sul.

Quinta-feira (07/06) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aumento de nuvens e chuva no decorrer do dia, em todas as regiões, principalmente no norte do Estado, devido à baixa pressão no PR.

Temperatura: baixa na madrugada e máxima em ligeira elevação.

Vento: sul, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 08 a 17 de junho de 2018

O período começa com temperatura baixa e condição de geada em SC, por influência de outra massa fria com centro no sul do Brasil. Depois disso, há indicativo de chuva, principalmente nas regiões de divisa com o RS, devido à influência de áreas de baixa pressão no sul do Brasil. A partir do dia 15/06, uma nova onda de frio deve atingir SC, declinando a temperatura e mantendo o tempo mais seco.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil