PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 08.07.2018 – RO

nowcasting

SEM AVISO

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO MARÍTIMO E METEOROLÓGICO 07/07/2018 – EPAGRI/CIRAM

Atenção: ventos fortes e mar muito agitado no litoral de SC

Início: 08/07/2018 às 09:00h

Fim: 09/07/2018 às 23:59h

Região: litoral, especialmente o Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Previsão: rajadas de vento Sul de 50 a 70km/h e mar muito agitado com altura de onda de 2,0 m próximo à costa e picos de 3,0 a 4,0 m em áreas afastadas. Risco de ressaca!

Sistema: uma frente fria, ligada a um ciclone extratropical no litoral do RS, avança por SC, seguida de um sistema de alta pressão (massa de ar frio).

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM – 08/07/2018

Domingo com sol entre nuvens e temperatura em declínio à noite em SC

Semana começa com temperatura baixa e geada na madrugada em SC

Domingo (08/07)

Tempo: muitas nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia na maior parte de SC. Pequena chance de chuvisco à noite no Litoral.

Temperatura: amena pela manhã, declinando no decorrer da tarde a partir do oeste e sul do estado. A mínima ocorrerá à noite!

Vento: noroeste a sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Sistema: corrente de jato (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre SC. Massa de ar polar avançando pelo Uruguai, RS e SC.

Segunda-feira (09/07): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: nebulosidade baixa, com formação de nevoeiros e chuvisco na madrugada, especialmente no Meio Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral. No decorrer do dia  nebulosidade variável, com períodos de sol na maior parte do estado.

Temperatura: em declínio acentuado, devido à massa de ar polar para SC.

Vento: sul a sudeste, fraco na maior parte do estado e moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: massa de ar polar no Sul do Brasil.

Terça e quarta-feira (10 e 11/07) – OBSERVAÇÃO PARA RISCO DE GEADA NAS ÁREAS ALTAS DE SC – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: firme com sol e algumas nuvens em SC, com nevoeiros no início do dia.

Temperatura: baixa, com chance de geada nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planaltos Sul e Norte. No decorrer do dia temperatura com pequena elevação.

Vento: sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (12/07)

Tempo: nevoeiros no período da madrugada e à noite, com sol com poucas nuvens no decorrer do dia.

Temperatura: baixa, com chance de geada nas áreas altas do Oeste Meio-Oeste e Planaltos Sul e Norte. No decorrer do dia temperatura em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 13 a 22 de julho de 2018

No dia 13/07 a massa de ar polar perde força e a temperatura se eleva em SC, com chance de geada apenas nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Entre 15 e 16/07, outra frente fria passa pelo Estado, provocando chuva mal distribuída.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Alerta