PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 09.01.2019 – HL

nowcasting

ALERTA 09/01/2019 – 19:24 – Pancadas de chuva com descarga elétrica em SC, nas próximas 3 horas, principalmente nas regiões do Oeste ao Planalto, onde há risco de chuva localmente forte, com atividade elétrica mais intensa, e até granizo em pontos localizados (Epagri/Ciram).

ALERTA 09/01/2019 – 19:15– Risco de temporal com granizo, na próxima hora, entre Nova Veneza e Criciúma, e áreas vizinhas (Epagri/Ciram).

ALERTA 09/01/2019 – 18:55 – Risco de temporal com granizo, na próxima hora, entre Fraiburgo e Ponte Alta (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 09/01/2019 – 18:20 – Pancadas de chuva localmente fortes na próxima hora, com atividade elétrica mais intensa, entre Fraiburgo e Ponte Alta, no Meio-Oeste, e entre Araranguá e Criciúma, no Litoral Sul (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 09/01 18:10 – Risco de TEMPORAIS ISOLADOS para a região OESTE, MEIO OESTE e LITORAL SUL, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA 09/01 16:50 – Risco de GRANIZO para os municípios de OTACÍLIO COSTA e PALMEIRA, na próxima hora.

ATENÇÃO – 09/01 16:17 – Risco de temporais para a região Oeste, Planalto Norte e Meio Oeste, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

__________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Frentes frias com passagem rápida no litoral

Quarta-feira (09/01): PANCADAS DE CHUVA BEM ISOLADA EM TODAS AS REGIÕES – ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: nebulosidade variável, com pancadas de chuva bem isolada entre a tarde e noite, em todas as regiões.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: alta pressão com centro no mar no litoral de SC. Sistema de baixa pressão com formação de frente fria em formação, no Uruguai e sul do RS.

Quinta-feira (10/01): PANCADAS DE CHUVA COM RAIOS EM TODAS AS REGIÕES – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: sol e calor em boa parte do dia, em SC. Mais nuvens e pancadas de chuva no final do dia, bem distribuídas em todas as regiões do Estado e acompanhadas de trovoada. Por alguns momentos a chuva será de intensidade moderada.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste a norte, passando a sudeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) no litoral do PR e SC. Frente fria em formação no litoral do RS e sul de SC.

Sexta-feira (11/01): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: muitas nuvens em SC e mais encoberto com chuva, começando no decorrer da manhã, no Oeste e Meio Oeste. Entre a tarde e noite a chuva se estende a todas as regiões.

Temperatura: agradável pela manhã do Oeste ao Planalto Sul e elevada, com sensação de ar abafado na maior parte do dia.

Vento: sudeste do Oeste ao Litoral Sul, e de nordeste passando a sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Sábado (12/01):

Tempo: mais nuvens no Litoral, com chuva fraca por alguns momentos no início do dia. Em boa parte do dia presença de sol e, entre a tarde e noite, mais nuvens com pancadas isoladas de chuva em todas as regiões de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste no Oeste e Meio Oeste de SC e de nordeste do Planalto ao Litoral, fraco a moderado com rajadas no litoral.

Domingo (13/01):

Tempo: sol pela manhã e mais nuvens à tarde, com pancadas de chuva e trovoada do Oeste ao Litoral Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 14 a 23 de janeiro de 2019

No início do período mais nebulosidade e chuva no Litoral de SC e a partir do dia 17/01 no Oeste e Meio Oeste devido a frentes frias que passaram com mais freqüência pelo RS e SC além das pancadas isoladas de chuva típicas de verão, entre a tarde e noite. A temperatura permanece bem elevada, especialmente na segunda metade do período.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta