PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 09.02.2019 – EG

nowcasting

SEM BOLETIM

______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Calor extremo e temporais localizados
______________

Início: 11/02/2019, às 13:00 h

Fim: 11/02/2019, às 23:59 h

Regiões: todas.

Previsão:  calor extremo com temperatura de 35°C a 40°C. Pancadas de chuva com risco de temporais localizados, forte atividade elétrica (raios), ventos fortes e granizo isolado.

Condição de chuva intensa em curto espaço de tempo (totais horários de 30 mm/h a 50 mm/h), especialmente do oeste ao sul de SC.

Sistema: forte calor e aproximação de uma frente fria no RS.

No sábado (09/02) e domingo (10/02) também podem ocorrer temporais em SC, mas de forma bem pontual, entre a tarde e início da noite. Na segunda-feira (dia 11/02), as condições de temporais são bem mais favoráveis no Estado.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

____________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Calor Extremo: Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde, tome banho frio, minimize exposições diretas ao sol, mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão, tais como frutas e saladas. Vista roupas folgadas e de cores mais claras. Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor.

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

____________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com sol e forte calor. Passagem de frente fria na terça-feira.
Sábado (09/02):

Tempo: sol em todas as regiões. Pancadas de chuva com trovoada bem isolada entre o final da tarde e início da noite.

Temperatura: bem elevada, com máximas acima de 35°C em algumas regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral Sul.

Sistema: massa de ar quente e seco.

Domingo (10/02):

Tempo: sol em todas as regiões. Pancadas de chuva com trovoada à tarde e noite, especialmente nas regiões do oeste ao sul de SC.

Temperatura: bem elevada, com máximas acima de 35°C em algumas regiões.

Sistema: massa de ar quente e seco.

Segunda-feira (11/02): RISCO DE TEMPORAIS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: sol com aumento da nebulosidade em SC. Pancadas de chuva com trovoada à tarde e noite, devido à aproximação de uma frente fria no RS. Condição favorável para ocorrência de temporal com ventos fortes e granizo. Condição de chuva forte, localizada e em curto período, especialmente em municípios do oeste ao sul de SC.

Temperatura: forte calor, aproximando-se de 40°C no Litoral e norte de SC.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas intensas.

Terça-feira (12/02): TEMPO ENCOBERTO COM CHUVA EM TODAS AS REGIÕES – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: muitas nuvens com chuva em todas as regiões, devido à passagem de uma frente fria. Permanece a condição de temporal, especialmente na madrugada. No final do dia, o tempo melhora do Oeste ao Planalto Sul.

Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas na madrugada e manhã.

Quarta-feira (13/02): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: muitas nuvens em SC com chuva no Litoral e Vale do Itajaí, devido à atuação da frente fria. Do Oeste ao Planalto, a nebulosidade diminui no decorrer do dia.

Temperatura: amena para a época do ano.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 14 a 23 de fevereiro de 2019

Entre os dias 14 e 17/02, chuva mais frequente no Litoral, mantendo-se uma temperatura mais amena em SC. No restante do período, temperatura mais elevada no Estado, com predomínio de tempo seco e chuva mal distribuída no oeste. As chuvas ocorrem principalmente no Litoral, por influência da circulação marítima.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta