Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 12.01.2017

nowcasting

ATENÇÃO 12/01/2017 – 18h19min – Pancadas de chuva com descarga eletrica no Planalto Sul, nas proximidades de Lages na próxima hora (Epagri/Ciram).

  ———————————————————————————————— 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Quinta-feira (12/01)

Tempo: Predomínio de sol em todas as regiões de SC.

Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores, chegando aos 30ºC à tarde.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de alta pressão (massa de ar seco) com centro no mar domina o Sul do Brasil.

  ———————————————————————————————— 

 

Sexta-feira (13/01)

Tempo: permanece o predomínio de sol em SC.

Temperatura: mais elevada no Oeste, onde passa dos 30ºC.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de alta pressão (massa de ar seco) afasta-se em direção ao mar. Nova frente fria aproxima-se do litoral do RS.

 

  ———————————————————————————————— 

 

Sábado, domingo e segunda-feira (14, 15 e 16/01) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: predomínio de sol especialmente no período da manhã, com aumento da nebulosidade à tarde. Apesar do calor, as chances de pancadas de chuva entre a tarde e noite são muito pequenas, devido ao predomínio de uma massa de ar mais seco no Sul do Brasil, inibindo o avanço de frentes frias para a região.

Temperatura: em rápida elevação durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

  ———————————————————————————————— 

 

TENDÊNCIA de 17 a 26/01 de 2017

A partir do dia 19/01, a massa de ar seco perde força e volta a predominar um período com pancadas chuva mais frequentes e mais intensas em SC, especialmente entre a tarde e início da madrugada. Essas chuvas ocorrem de forma mais generalizada no Estado nos dias 19 e 22/01, devido à passagem de frentes frias.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

———————————————————————————————— 

 

 No verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, mas é uma condição passageira. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, também podem ocorrer.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 ————————————————————————————————

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil