PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 12.02.2017 – PISHR

nowcasting

OBSERVAÇÃO 12/02/2018 – 20h40min –  Vento persistente de 40 a 60km/h no Litoral de SC nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO SDC SC 12/02 20:31 – RAJADAS DE VENTO variando entre 40 a 70 km/h nas próximas 3 horas no Planalto Sul, Litoral Sul, Litoral Norte, Meio Oeste e Grande Florianópolis. Ocorrências ligue 199 ou 193.

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

Mar muito agitado e vento forte no Litoral de SC

Início: 12/02/2018 às 12:00h

Fim: 13/02/2018 às 21:00h

Região: litoral, especialmente de Laguna a Florianópolis, e em áreas mais afastadas da costa.

Previsão:  rajadas de vento de Sul de 50 a 70 km/h. Ondas de sul a sudeste em torno de 2,0 m e picos de 2,5 a 3,5 m com risco para pequenas e médias embarcações.

Sistema: frente fria em deslocamento pelo litoral de SC, seguida de um sistema de alta pressão.

Clóvis Corrêa – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: Perigo à navegação e à atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Temperatura baixa e vento sul mais intenso!

Segunda-feira (12/02):

Tempo: muitas nuvens com chuva isolada em todas as regiões, principalmente no leste do Estado.

Temperatura: em declínio em todas as regiões.

Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas de 50 a 60 km/h, mais intensas no Litoral.

Sistema: frente fria influenciando o norte de SC com ciclone na costa entre Uruguai e RS. Avanço de uma massa de ar mais frio (alta pressão) do norte da Argentina para o sul do Brasil.

Terça-feira (13/02):

Tempo: no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, sol com algumas nuvens. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. Condição de chuva isolada no Litoral Norte, principalmente no início e final do dia.

Temperatura: baixa na madrugada em todas as regiões.

Vento: sul a leste no interior; sul a sudeste no litoral e com rajadas mais intensas.

Sistema: massa de ar mais frio (alta pressão) no sul do Brasil.

Quarta-feira (14/02):

Tempo: sol com algumas nuvens na maior parte das regiões, e maior presença de nuvens no Litoral Norte. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, pancadas de chuva isolada à tarde.

Temperatura: em elevação no Oeste e mais amena no Litoral.

Vento: sudeste a nordeste no interior; sudeste no litoral.

Quinta e sexta-feira (15 e 16/02):

Tempo: sol na maior parte das regiões com maior presença de nuvens no litoral. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas de chuva isolada à tarde.

Temperatura: mais elevada no Oeste e mais amena no Litoral.

Vento: sudeste a nordeste no interior; sudeste a leste no litoral.

TENDÊNCIA de 17 a 26 de fevereiro de 2018

Maior parte do período com predomínio de sol no Estado e temperatura bem elevada. No Oeste, tempo mais seco com pancadas de chuva bem isolada no período da tarde, devido ao calor. No Litoral e Norte de SC, tempo mais fechado e com chuva entre 22 e 25/02.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Defesa Civil, Epagri/Ciram e redes sociais.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Anteriores:

OBSERVAÇÃO SDC SC 12/02 13:43 – RAJADAS DE VENTO variando entre 40 a 60 km/h nas próximas 2 horas no Planalto Sul, Litoral Sul, Meio Oeste e Grande Florianópolis. Ocorrências ligue 199 ou 193.