PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 12.04.2018 – HL

nowcasting

SEM AVISO

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Chuva persistente e volumosa no Litoral de Santa Catarina !

Início: 14/04/2018 às 12:00h

Fim: 15/04/2018 às 23:59h

Regiões: LITORAL, especialmente no Litoral Norte.

Previsão: Chuva persistente, de intensidade moderada em alguns momentos. Acumulado médio de 40 mm a 60 mm em 24 horas.  A chuva mais volumosa é esperada no sábado (14/04), para o Litoral Sul e, no domingo (15/04), para o Litoral Norte e Grande Florianópolis.

ATENÇÃO: Chuva persiste no Litoral de SC nos dias seguintes, com indicativo de um acumulado de mais de 150 mm no período entre 14 e 18/04, especialmente no Litoral Norte.

Sistema: Persistente fluxo de umidade transportado do mar para o litoral de SC, com intensos ventos de leste em superfície, vórtice ciclônico em médios níveis e influência da corrente de jato superior.

Laura Rodrigues e Erikson de Oliveira – Meteorologistas Epagri/Ciram

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Passagem de Frente Fria trás chuva a partir de sexta-feira principalmemte no Litoral!

Quinta-feira (12/04) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: estável com sol e calor em todas as regiões de SC.

Temperatura: alta, com máximas acima de 30°C em boa parte do Estado, devido à condição de pré-frontal (frente fria no RS).

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas à tarde.

Sistema: massa de ar seco e quente no Sul do Brasil.

Sexta-feira (13/04) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões. No Sul de SC, chuva no decorrer do dia, estendendo-se para o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a partir da tarde.

Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores.

Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas, especialmente do Planalto ao Litoral.

Sistema: avanço de uma frente fria pelo oceano, na altura do Litoral de SC.

Sábado (14/04) – ATENÇÃO PARA CHUVA PERSISTENTE COM ACUMULADOS SIGNIFICATIVOS! (ver ATENÇÃO METEOROLÓGICA)

Tempo: instável com chuva persistente, de intensidade moderada em alguns momentos, no Vale do Itajaí e Litoral, devido ao intenso fluxo de umidade proveniente do oceano. Os volumes mais significativos ocorrem no Litoral Sul. Nas demais regiões, pancadas de chuva isolada à tarde e noite.

Temperatura: amena do Planalto ao Litoral.

Vento: sudeste a leste, moderado.

Domingo (15/04) – ATENÇÃO PARA CHUVA PERSISTENTE COM ACUMULADOS SIGNIFICATIVOS! (ver ATENÇÃO METEOROLÓGICA)

Tempo: mantém-se a condição de chuva persistente no Litoral, com intensidade moderada em alguns momentos, acumulando volumes mais significativos no Litoral Norte. Do Oeste ao Meio Oeste, pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite. Nas demais regiões, céu encoberto.

Temperatura: amena do Planalto ao Litoral.

Vento: sudeste a leste, moderado.

Segunda-feira (16/04) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: céu encoberto em todas as regiões, mantendo-se a condição de chuva persistente no Litoral. Nas demais regiões, céu encoberto.

Vento: leste, moderado.

TENDÊNCIA de 17 a 26 de abril de 2018

No Litoral de SC, permanece a condição de chuva persistente e temperatura amena, pelo menos até o dia 20/01, devido ao transporte de umidade do mar, acumulando valores mais significativos de precipitação no Litoral Norte. No interior do Estado, especialmente no Oeste, mantém-se o tempo seco e quente na maior parte do período.

Laura Rodrigues – Meteorologista – EPAGRI/CIRAM

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta