Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 16.01.2017

 

ATENÇÃO 17/01/2017 – 00h48min – Chuva moderada com descarga elétrica no Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, na próxima hora (Epagri/Ciram).

 

nowcasting

 
————————————————————————– 

No verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, mas é uma condição passageira. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, também podem ocorrer.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————  

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Segunda-feira (16/01):

Tempo: permanece o predomínio de sol em todas as regiões. Do Oeste ao Sul do Estado, pancadas de chuva com trovoada bem isolada entre a tarde e noite.

Temperatura: bem elevada, até superando os 35°C no Oeste e Litoral.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas do Oeste ao Sul.

Sistema: Sistema de alta pressão (massa de ar seco) na costa Sul do Brasil e baixa pressão no RS, deslocando-se em direção ao mar, e favorecendo a chuva nas áreas de divisa com SC.

 ———————————————————————————————— 

Terça-feira (17/01):

Tempo: mais nebulosidade com pancadas de chuva a qualquer hora do dia do Oeste ao Sul do Estado. Nas demais regiões (Grande Florianópolis e Norte de SC), o sol aparece mais com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva entre a tarde e noite. As chuvas nesse dia devem ser acompanhadas de trovoada em todas as regiões.

Temperatura: diminui no final do dia, do Oeste ao Sul do Estado.

Vento: nordeste em todas as regiões, virando para sudoeste do Oeste ao Sul do Estado, no final do dia.

Sistema: Frente fria deslocando-se no litoral do RS com sistema de alta pressão no centro-norte da Argentina.

———————————————————————————————— 

Quarta-feira (18/01):

Tempo: sol com aumento da nebulosidade no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, pancadas de chuva com trovoada isolada a qualquer hora do dia, devido à passagem da frente fria vinda do RS.

Temperatura: diminui um pouco em relação aos dias anteriores.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.

 ———————————————————————————————— 

Quinta e sexta-feira (19 e 20/01):

Tempo: o sol volta a predominar em todo o Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

————————————————————————————————  

TENDÊNCIA de 21 a 30/01 de 2017

Uma massa de ar quente e seco permanece atuando no Sul do Brasil, inibindo a passagem de frentes frias na região e ocasionando dias ensolarados em SC. Nesse período, as chances de chuva são pequenas no Estado e podem ocorrer de forma muito localizada, associadas ao forte calor.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Laura Rodrigues – Meteorologista

————————————————————————————

No verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, mas é uma condição passageira. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, também podem ocorrer.
————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais e redes sociais da SDC e EPAGRI/CIRAM


————————————————————————————


Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISOS ANTERIORES

OBSERVAÇÃO 16/01/2017 – 22h05min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Meio Oeste, Litoral Sul, Planalto Norte e Litoral Norte, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram). 

OBSERVAÇÃO 16/01/2017 – 20h19min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Sul  nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 16/01/2017 – 20h19min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Litoral Norte, nas áreas próximas ao Paraná, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 16/01/2017 – 21h02min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Litoral Norte, nas áreas próximas ao Paraná, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

 

ATENÇÃO 16/01/2017 – 18h38min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Meio Oeste de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

 

ATENÇÃO 16/01/2017 – 18h03min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Extremo Oeste e Oeste de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

 

ATENÇÃO 16/01/2017 – 16h17min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Extremo Oeste e Oeste de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

 

————————————————————————————

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil