Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 18/02/18 – PRH

nowcasting

ATENCAO SMS -18/02 12:44 – PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE no Oeste e Meio Oeste nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Domingo (18/02) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA COM DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: sol com mais nuvens a partir da tarde em SC. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva com trovoadas isoladas especialmente do Oeste ao Planalto, Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste, com variações de leste no Litoral Norte, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão com centro sobre o oceano em frente ao litoral do RS e de SC. Cavado (área alongada de baixa pressão) com centro sobre o Paraguai, influenciando a região Oeste de SC.

Segunda-feira (19/02) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA INTENSA

Tempo: nebulosidade em todas as regiões de SC, com chuva começando pela manhã no Oeste e Meio Oeste e no decorrer da tarde nas demais regiões. Os totais de chuva serão mais elevados no Oeste de SC.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: no decorrer do dia um cavado (área alongada de baixa pressão) se intensifica sobre o Paraguai, estendendo-se para boa parte de SC, com formação de núcleos de instabilidade entre a tarde e noite.

Terça-feira (20/02) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES

Tempo: permanece encoberto, com chuva em todas as regiões, sobretudo no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões a chuva concentra-se no período da tarde e noite, devido a um sistema de baixa pressão (em baixos e médios níveis da atmosfera). A chuva terá totais mais elevados do oeste ao sul de SC.

Temperatura: amena com sensação de ar abafado, diminui mais acentuadamente em relação aos dias anteriores no final do dia.

Vento: de noroeste e noroeste, com variações de sudoeste/sul entre atarde e noite, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

Quarta-feira (21/02) –  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES

Tempo: chuva isolada na madrugada e amanhecer, melhorando no decorrer do dia na maior parte do Estado. Do Planalto ao Litoral ocorrem aberturas de sol e a condição de chuva retorna entre a tarde e noite.

Temperatura: baixa em relação ao dia anterior, e principalmente pela manhã no Planalto Sul e interior do Estado (Oeste e Meio Oeste). Temperatura agradável e em elevação durante o dia

Vento: noroeste no início do dia, passando a sul, fraco a moderado com rajadas intensas no Planalto Sul e Litoral.

Quinta-feira (22/02) –  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES

Tempo: firme com presença de sol em todas as regiões de SC.

Temperatura: baixa em relação aos dias anteriores, sobretudo na madrugada e amanhecer. Temperatura em elevação no decorrer do dia.

TENDÊNCIA de 23 de fevereiro a 04 de março de 2018

Predomínio de calor, sol e chuva pouco significativa de 23 a 27/02 em todas as regiões de SC. A partir do dia 28/02 áreas de baixa pressão no Paraguai e Paraná e o avanço de uma frente fria favorecem a ocorrência de chuva, com volumes mais significativos em áreas próximas à divisa com o PR.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta