PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 19.01.2018 – PS

nowcasting

SEM AVISO!

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO!

Aviso Meteorológico : Atenção: Chuva com totais mais elevados

Início: 21/01/2018 às 15:00h
Fim: 22/01/2018 às 09:00h

Regiões: Todas, especialmente norte do Estado (Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte).

Previsão: chuva em todas as regiões com acumulando totais médios de 50mm e acima deste valor em pontos isolados, no dia 22/01 (domingo). Atenção: no norte do Estado, a chuva se estende entre a madrugada e manhã do dia 23/01 (segunda), acumulando totais que podem chegar a 100mm na soma desses dois dias. Nos dias seguintes, o volume de chuva diminui em todo o Estado.

Sistema: convergência de umidade e corrente de jato superior no sul do Brasil.

Laura Rodrigues e Erikson de Oliveira – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos:  Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

________________________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Maiores períodos de sol entre sexta e sábado

Chuva entre domingo e segunda-feira!

Sexta-feira (19/01):

Tempo: sol com muitas nuvens na maior parte das regiões, com pancadas bem isoladas de chuva entre a tarde e noite, principalmente no oeste e norte do Estado. No Litoral Sul e Florianópolis, as chances de chuva são menores.

Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão no Paraguai influencia o oeste de SC, convergência de umidade direcionada para SP e PR influencia o norte, alta pressão no mar influencia o sul de SC.

Sábado (20/01):

Tempo: sol com muitas nuvens em SC. Entre a tarde e noite, pancadas bem isoladas de chuva no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

Temperatura: mais amena no litoral e mais elevada no oeste.

Vento: sudeste a nordeste no litoral, e de nordeste no interior.

Sistema: baixa pressão no Paraguai e alta pressão na costa sul do Brasil.

Domingo (21/01): ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA E RAIOS EM BOA PARTE DE SC! ACOMPANHAR O MONITORAMENTO.

Tempo: chuva no decorrer do dia a partir do Oeste ao Planalto, estendendo-se para as demais regiões no decorrer da tarde (ver Aviso).

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (22/01): CONDIÇÃO DE CHUVA COM VOLUMES MAIS SIGNIFICATIVOS!

Tempo: no Litoral e Norte de SC, permanece com chuva na madrugada e início da manhã (ver Aviso). Nas demais regiões, o dia começa com sol. À tarde e noite, pancadas isoladas de chuva no Estado.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (23/01):

Tempo: sol com muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: noroeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018

Condição de pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite em SC, no início e final do período, especialmente do oeste ao sul do Estado. Entre os dias 26 a 28/01, diminui a condição de chuva e as temperaturas ficam amenas, com predomínio do vento sul.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 19/01/2018 – 13h40min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte, Vale do Itajaí e em Joinville e áreas próximas, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 19/01/2018 – 15h50min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Meio Oeste, Planaltos (Norte e Sul), Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).