PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.02.2019 – HL

nowcasting

ATENÇÃO SMS 20/02 22:52 PANCADAS de CHUVA MODERADAS a FORTE para as regiões OESTE e LITORAL NORTE nas próximas 2 horas. Procure abrigo.

ATENÇÃO SMS 20/02 20:46 PANCADAS de CHUVA MODERADAS a FORTE para as regiões OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO NORTE e LITORAL NORTE, nas próximas 2 horas. Procure abrigo.

ATENÇÃO SMS 20/02 19: 37 PANCADAS de CHUVA FORTE com risco de ALAGAMENTOS e ENXURRADAS para os municípios de IBIAM, TANGARÁ, HERVAL DO OESTE e arredores, na próxima hora. Procure abrigo.

ATENÇÃO 20/02 18:22 – CHUVA MODERADA a FORTE com RAIOS para parte do Meio Oeste, Planalto Sul e Norte, nas proximas 2 hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA SMS 20/02 18:08 – CHUVA MODERADA a FORTE, RAIOS e risco de TEMPORAL (granizo e vento forte) para Santa Cecília, Rio do Campo e Monte Castelo, na próxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

____________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira com pancadas de chuva, rápidas e isoladas entre a tarde e noite

Quarta-feira (20/02): PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA ENTRE A TARDE E NOITE – ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: maior parte do dia com predomínio de sol e calor em SC, com pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: alta.

Vento: noroeste e sudeste, fraco a moderado.

Sistema: sistema de alta pressão (massa de ar quente) com formação de núcleos de convecção isolada à tarde, devido ao calor e à umidade alta do ar.

Quinta-feira (21/02): PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA A PARTIR DA TARDE – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: mais nebulosidade com chuva pela manhã no Litoral Norte. Na maior parte do dia sol entre nuvens, com pancadas de chuva a partir da tarde.

Temperatura: alta.

Vento: sudeste com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e com variações de leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: sistema de alta pressão (massa de ar quente) com formação de núcleos de convecção isolada à tarde, devido ao calor.

Sexta-feira (22/02): PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA A PARTIR DA TARDE – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: sol e calor com mais nuvens no decorrer da tarde, com pancadas isoladas de chuva em todas as regiões, começando pelo Oeste e Meio Oeste no início da tarde.

Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sábado (23/02): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: sol e mais nuvens à tarde em todas as regiões de SC, com pancadas isoladas de chuva à noite no Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado.

Domingo (24/02):

Tempo: sol e calor pela manhã. Mudança rápida no tempo, com pancadas de chuva e temporais a partir da tarde, devido à aproximação de uma nova frente fria. Risco de temporais com descarga elétrica, vento forte e queda de granizo entre a tarde e noite.

Temperatura: alta.

Vento: norte a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 25 de fevereiro a 05 de março de 2019

Em boa parte do período, a chuva deve continuar ocorrendo com frequência em SC. Nos dias 25 e 26/02 temporais e chuva volumosa em SC, devido à passagem de uma frente fria que avança por SC. A partir de 27/02 a temperatura diminui com a chegada de uma massa de ar mais frio.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS E ALERTAS EXPIRADOS

ATENÇÃO SMS 20/02 16:58 – CHUVA MODERADA a localmente FORTE, RAIOS e risco de TEMPORAL para o Extremo Oeste e parte do Planalto Norte, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS 20/02 16:10 – CHUVA MODERADA a FORTE, RAIOS e risco de GRANIZO para Planalto Sul, Parte do Alto Vale do Itajaí (Lontras, Rio do Sul), nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA 20/02 15:28 – RISCO DE TEMPORAL (chuva intensa, raios, granizo, vento forte) para São Lourenço d’Oeste, São Domingos e Porto União, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO 20/02 15:11 – CHUVA MODERADA a FORTE com RAIOS para Guaramirim, Massaranduba, Presidente Nereu, Rancho Queimado, Angelina e Leoberto Leal, na proxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA SMS 20/02 14:20 – RISCO DE TEMPORAL (granizo, vento forte, chuva intensa, raios) para Passos Maia, Abelardo Luz e Ouro Verde, na proxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA 20/02 14:05 – RISCO DE TEMPORAL (granizo, vento forte, chuva intensa) para Garuva, Santa Cecília e Ponte Alta do Norte, na proxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA 20/02 13:53 – RISCO DE TEMPORAL (granizo, vento forte, chuva intensa) para Corupá, São Bento do Sul, Rio dos Cedros e Joinville, na proxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 20/02 13:24 – Pancadas de chuva pontualmente forte com raios e risco de temporal nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 20/02 12:29 – Pancadas de chuva pontualmente forte com raios e risco de temporal nas regiões entre o Extremo Oeste e Planalto Norte na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 20/02 11:22 – Pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas nas regiões do Oeste, Meio-Oeste, e Planalto Norte nas próximas 2 horas. Ocorências ligue 199, 193 ou 190.