PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 24.04.2018 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO  24/04 – 17:39 – PANCADAS DE CHUVA com intensidade MODERADA e isoladamente  FORTE nas regiões do LITORAL SUL e PLANALTO SUL, nas próximas 2h. Procure abrigo. Ocorrências ligue 199 ou 193.

______________________________________________________________

 
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Próximos dias de tempo seco, temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa nas tardes! 

 

Terça-feira (24/04) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO! 

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. Nos Planaltos Sul e Norte, Litoral Sul e Vale do Itajaí, pancadas de chuva com descarga elétrica, bem isolada, entre a tarde e noite. 

Temperatura: elevada, com máximas acima de 30°C na maior parte das regiões. 

Vento: nordeste, fraco a moderado. 

Sistema: massa de ar seco (alta pressão) em SC. Frente fria de fraca intensidade se aproxima do litoral catarinense. 

 

Quarta a sexta-feira (25 a 27/04) 

Tempo: seco com predomínio de sol em SC. 

Temperatura: mais amena na madrugada e bem elevada durante o dia (grande amplitude térmica). 

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado. 

Sistema: extensa massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) atua em SC.

 ________________________________________________________________

OBSERVAÇÃO para condições de umidade do ar baixa em Santa Catarina nos próximos dias, com valores entre 30 a 40% à tarde. Como a condição de tempo seco vem sendo observada desde a semana anterior, os níveis dos rios encontram-se baixos em algumas localidades (ver Aviso Hidrológico).

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Baixa Umidade Relativa do Ar: Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas; Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, e deixe o ambiente livre para a circulação de ar; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; Para hidratação pessoal consuma bastante água, e faça refeições leves com muitas frutas e legumes. Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde).

Queimadas – Incêndios Florestais: Atenção para o tempo muito seco que favorece o risco de focos de incêndio em áreas propícias. Não jogue bituca de cigarro nas margens de rodovias, não queime lixo doméstico e não faça fogueiras. Agricultor não coloque fogo nas pastagens e lavouras. Ao avistar um foco de incêndio, avise imediatamente o corpo de bombeiros pelo 193.

 ________________________________________________________________

 

Sábado (28/04) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS! 

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), bem isoladas, entre a tarde e noite, devido a aproximação de uma nova frente fria. 

Temperatura: segue elevada para época do ano. 

Vento: nordeste, fraco a moderado.

 

 TENDÊNCIA de 29 de abril a 07 de maio de 2018

Permanece com sol e temperatura elevada durante o dia em SC, devido à atuação da massa de ar seco e quente no centro-sul do Brasil. Especialmente do Oeste ao Norte do Estado, o tempo seco predomina. Entre o fim de abril e início de maio podem ocorrer pancadas de chuva muito isolada, sem valores significativos, devido à passagem de uma frente fria no mar. Logo após, a temperatura diminui, mas até o momento sem indicativo de frio intenso.

Gilsânia Cruz – Meteorologista EPAGRI/CIRAM

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil