PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 25.01.2018 – PSCH

nowcasting

OBSERVAÇÃO 25/01/2018 – 17h42min: pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte e Vale do Itajaí, nas próximas 2h (Epagri/Ciram).  

 ______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM  

Tempo melhora a partir desta quinta-feira

Quinta-feira (25/01): OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA ISOLADA ENTRE A TARDE E NOITE! 

Tempo: sol com muitas nuvens na maior parte das regiões de SC. Entre a tarde e noite, permanece a condição de pancadas de chuva no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Sul. Em relação aos dias anteriores, a chuva ocorre de forma mais isolada, com menores volumes e menor risco de temporal.

Temperatura: diminui o forte calor dos dias anteriores.

Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: Alta pressão com centro ao sul do Uruguai influenciando o leste de SC. Baixa pressão no norte do Paraguai influenciando o Oeste.

 

Sexta-feira (26/01): OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA BEM ISOLADAS!

Tempo: sol com muitas nuvens na maior parte das regiões de SC. No Litoral, chuva fraca e isolada no início e fim do dia. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas de chuva bem isolada e de curta duração no final da tarde.

Temperatura: mais elevada no Oeste e mais amena no Litoral.

Vento: sudeste, com variações de leste especialmente do Planalto ao Litoral, moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: Alta pressão com centro no mar influenciando o leste de SC. Baixa pressão no norte do Paraguai influenciando o Oeste.

 

Sábado (27/01): PANCADAS DE CHUVA DE CURTA DURAÇÃO – ACOMPANHAR OS BOLETINS!

Tempo: sol com muitas nuvens na maior parte das regiões de SC. No Oeste e Meio-Oeste e Planalto Norte, pancadas de chuva de curta duração entre o final da tarde e noite.

Temperatura: em elevação, principalmente no Oeste.

Vento: leste com variações de nordeste no interior, moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo (28/01): ATENÇÃO PARA O RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS!

Tempo: sol com pancadas de chuva a partir da tarde, principalmente em áreas próximas ao RS. Risco de temporais isolados.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste, moderado com rajadas mais intensas.

 

Segunda-feira (29/01):

Tempo: no Litoral, encoberto com chuva, devido a uma baixa pressão no mar, no litoral de São Paulo. Nas demais regiões, sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste a leste, moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 30 de janeiro a 08 de fevereiro de 2018 

O aquecimento diurno favorece as pancadas de chuva isolada, típicas de verão, entre a tarde e noite, mas o volume de chuva diminui, em relação ao verificado em janeiro, em todas as regiões do Estado. O período será marcado por maior presença de sol em SC, com alguns dias de tempo mais seco, pois a maior concentração do fluxo de umidade da Amazonia fica direcionado para o Sudeste do Brasil. Essa condição ainda favorece maior concentração da chuva no Litoral Norte de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ANTERIORES: 

OBSERVAÇÃO 25/01 15:08 – PANCADAS DE CHUVA E RAIOS nas regiões do MEIO OESTE e PLANALTO NORTE nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.