PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM – 17/01/2017

nowcasting

ATENÇÃO 18/01/2017 – 15h45min – Pancadas isoladas de chuva com raios na Grande Florianópolis na próxima hora (Epagri/Ciram).
 
————————————————————————– 

No verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, mas é uma condição passageira. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, também podem ocorrer.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————  

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Terça-feira (17/01):

Tempo: mais nebulosidade no norte do Estado, com chuva fraca e isolada pela manhã. Nas demais regiões (Oeste ao Sul), o sol aparece mais. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões, principalmente no norte do Estado, onde as chuvas podem ser mais intensas.

Temperatura: diminui no final do dia, especialmente do Oeste ao Sul do Estado.

Vento: nordeste virando para sudoeste com rajadas mais intensas no final do dia.

Sistema: Frente fria deslocando-se no litoral do RS e SC com sistema de alta pressão no centro-norte da Argentina. Áreas de baixa pressão no litoral de SP, influenciando o tempo no norte de SC.

————————————————————————– 

Quarta-feira (18/01):

Tempo: no litoral Norte de SC e Grande Florianópolis, permanece o tempo mais fechado e condição de chuva com trovoada isolada a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, sol com pancadas de chuva e trovoada, bem localizada, entre a tarde e noite, especialmente nas regiões do Planalto Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: diminui um pouco em relação aos dias anteriores.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: Sistema de alta pressão no Sul do Brasil. Áreas de baixa pressão no litoral de SP, influenciando o tempo no norte de SC.

————————————————————————–  

Quinta e sexta-feira (19 e 20/01):

Tempo: o sol volta a predominar em todo o Estado, devido à atuação da alta pressão no Sul do Brasil e afastamento da baixa pressão no litoral de SP.

Temperatura: em elevação rápida durante o dia, especialmente no Oeste.

Vento: sudeste no litoral e de nordeste no interior, fraco a moderado.

 ————————————————————————– 

Sábado (21/01):

Tempo: o sol predomina no Estado, especialmente do Oeste ao Sul. No norte de SC, aumento da nebulosidade e condição de pancadas de chuva à noite, voltando a atuar um sistema de baixa pressão no litoral de SP.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste no litoral e de nordeste no interior, fraco a moderado.

 ————————————————————————– 

TENDÊNCIA de 22 a 31/01 de 2017

Uma massa de ar quente e seco permanece atuando no Sul do Brasil, inibindo a passagem de frentes frias na região e mantendo a condição de dias ensolarados em SC. Nesse período, as chuvas devem ocorrer de forma bem isolada, associadas ao forte calor. No Litoral Norte de SC, no entanto, o tempo fica mais fechado e as chances de chuva são maiores, durante esses dias, por influência de sistemas de baixa pressão no litoral de SP e RJ, que favorecem o transporte de umidade para o litoral catarinense.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Laura Rodrigues – Meteorologista

————————————————————————————

No verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, mas é uma condição passageira. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, também podem ocorrer.
————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais e redes sociais da SDC e EPAGRI/CIRAM


————————————————————————————
 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

————————————————————————————

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 17/01/2017 – 11h22min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica(raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram). 

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil