PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM – 21/05/2019 – EG

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 21/05 18:38 – Pancadas isoladas de chuva para o Extremo Oeste e Oeste, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 1938.

OBSERVAÇÃO – 21/05 12:20 – Pancadas isoladas de chuva com raios para o Extremo Oeste na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193

_______________________________________________ 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

 diario.png

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM 

Chuva volumosa em SC

 

Início: 22/05/2019 às 06:00 h

Fim: 23/05/2019 às 23:59 h                                                                         

Regiões: todas, começando pelo Oeste e Meio-Oeste no dia 22/05, se estendo do Planalto ao Litoral no dia 23/05.

Previsão: chuva moderada a forte e risco de temporais localizados.

Acumulado de chuva: 20 a 40 mm em média no estado, com pontuais em torno de 60 mm no Oeste e Meio-Oeste na quarta-feira (22/05). Na quinta-feira (23/05), 60 a 80 em média e pontuais em torno de 100 mm do Planalto ao Litoral e de 10 a 30 mm nas demais regiões.

Sistema: passagem de uma frente fria por SC, na quarta-feira.  

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC 

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

_______________________________________________ 

 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM    

Temporais isolados e declínio de temperatura nos próximos dias

 

Terça-feira (21/05): CHUVA ISOLADA COM RAIOS EM ALGUMAS REGIÕES – ACOMPANHAR MONITORAMENTO. 

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC, no decorrer do dia. No oeste e sul do estado, e Alto Vale do Itajaí, chuva com trovoada isolada na tarde e noite.

Temperatura:  em elevação, mais alta no Litoral e Vale do Itajaí.

Vento: nordeste a sudoeste à noite, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria, em deslocamento pelo RS, se aproxima de SC.

 

Quarta-feira (22/05): TEMPO INSTÁVEL COM RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM. 

Tempo: instável com chuva em todas as regiões de SC, no decorrer do dia. Risco de temporal isolado nas áreas de divisa com o RS, sobretudo no Oeste

Temperatura:  diminui devido a cobertura de nuvens e chuva.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria passa pelo litoral de SC.

 

 Quinta-feira (23/05): TEMPO INSTÁVEL COM RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS. 

Tempo: instável com chuva moderada a forte em SC, devido a formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC. Atenção para volumes elevados de chuva e temporais localizados do Planalto ao Litoral.

Temperatura:  mais baixa devido a cobertura de nuvens. No oeste e sul, declínio com mínima à noite, devido ao avanço de uma massa fria para essas regiões.

Vento: variável de oeste/noroeste a sudoeste, fraco a moderado com fortes rajadas.

 

Sexta-feira (24/05): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS. 

Tempo: do oeste ao sul, predomínio de nebulosidade baixa e chuva fraca, devido à proximidade do ciclone extratropical próximo à costa. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis, chuva à noite.

Temperatura:  em declínio acentuado com o avanço de uma massa de ar frio.

Vento: oeste a sudoeste, moderado com fortes rajadas. Atenção para rajadas intensas e persistentes de 70 a 100 km/h, especialmente no sul e litoral de SC.

Sábado (25/05):

Tempo: seco e ensolarado em SC.

Temperatura:  baixa, mínima de -2°C a 4°C com condição para geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sudoeste a sul, passando a nordeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 26 de maio a 04 de junho de 2019

No dia 26/05, tempo seco com temperatura baixa e condição de geada nas áreas mais altas do Oeste ao Planalto. Nos dias 27 e 28/05, nova frente fria traz chuva para SC e na sequencia novo declínio de temperatura e tempo mais seco. No início de junho volta a ocorrer chuva volumosa no estado, devido a formação e passagem de outra frente fria pelo Sul do Brasil. Tudo indica que as massas de ar frio de origem polar serão mais frequentes, trazendo períodos de frio e geada no estado.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193. 

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES: