Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Retrospectiva meteorológica SDC/SC: 10/2024 – Outubro marcado por temporais e ocorrências em todo o estado, mas com chuva abaixo da média no Grande Oeste e acima da média na Grande Florianópolis

Meteorologista: Pedro Souza

O mês de outubro, marcado pela transição entre a primavera e o verão, trouxe temporais mais frequentes para Santa Catarina. Com volumes de chuva mais elevados, o Grande Oeste se destaca como a região mais chuvosa, com acumulados que chegam a 250 mm. Já no centro e leste catarinense, os valores são mais moderados, com chuvas variando em torno de 150 mm.

Neste ano, o Extremo Oeste e parte das regiões Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis registraram precipitações superiores a 200 mm. Em contrapartida, o Alto Vale do Itajaí, parte do Médio Vale, Planalto Norte e Meio-Oeste tiveram os menores acumulados, com volumes entre 125 e 150 mm (Figura 1a).

Em relação às anomalias de precipitação (Figura 1b), o Grande Oeste apresentou volumes abaixo da média, apesar de registros semelhantes aos de outras áreas, como Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. Somente a Grande Florianópolis Litorânea e parte do Baixo Vale do Itajaí tiveram volumes de chuva acima do esperado, com acréscimos de 40 a 80 mm em relação à média histórica para o mês.

Figura 1: (a) Precipitação acumulada no mês de outubro/2024 e (b) anomalia de chuva do mesmo mês. Fonte: EPAGRI/CIRAM e INMET. Dados: SDC/SC

Ao longo do mês de outubro, foram emitidos 18 Avisos Meteorológicos e 1 Aviso Geológico em Santa Catarina. Desses, dois avisos meteorológicos e o aviso geológico foram classificados como especiais, indicando risco muito alto para eventos como alagamentos, deslizamentos e inundações.

Durante o período, o estado registrou 46 ocorrências, com destaque para os temporais com ventos, que somaram 20 incidentes. Além disso, os deslizamentos foram responsáveis por 11 ocorrências, conforme ilustrado na Figura 2.

Figura 2: Registro de ocorrências por tipo de evento em Outubro de 2024. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

Entre os dias 9 e 12 de outubro, grandes volumes de chuva resultaram em 10 ocorrências de deslizamentos e 6 ocorrências hidrológicas, sendo 3 de inundação e 3 de alagamentos. A Figura 3 ilustra a ocorrência desse evento, que causou impactos significativos nas áreas afetadas.

Figura 3: Ocorrências relacionadas a fortes chuvas na faixa leste catarinense, sendo: (a) alagamentos em Barra Velha, (b) alagamentos na cidade de Penha, (c) movimento de massa em Pouso Redondo e (d) queda de árvore em Florianópolis. Fonte: Coordenadorias Regionais de Jaraguá do Sul, Itajaí, Taió e Florianópolis, respectivamente.

No dia 24 de outubro, o rápido deslocamento de uma frente fria sobre Santa Catarina, associado a um Ciclone Extratropical no alto-mar entre o Litoral Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai, favoreceu a formação de temporais em todo o estado. Os temporais foram acompanhados, principalmente, por vendavais, embora também tenha ocorrido chuva pontualmente intensa. As principais ocorrências registradas foram relacionadas aos vendavais, conforme ilustrado na Figura 4.

Figura 4: Ocorrências relacionadas ao evento do dia 24 de outubro, com destelhamento em Descanso (a) e quedas de árvores em (b) Lages e (c) Cocal do Sul. Fonte: Coordenadorias Regionais de São Miguel do Oeste, Lajes e Criciúma, respectivamente.

Embora o mês de outubro tenha registrado precipitação abaixo da média, observou-se um aumento na frequência dos temporais, o que resultou em um número maior de ocorrências, conforme o esperado. Os principais eventos, acompanhados de avisos especiais, causaram transtornos em diversas regiões do estado, destacando-se pela intensidade das condições meteorológicas e os impactos gerados.