Santa Catarina reforça combate a emergências e desastres com produtos perigosos

Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil entrega equipamentos absorventes para atuação em casos de vazamento de derivados de petróleo. Crédito: Airton Fernandes/SPDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina realizou, nesta terça-feira (5), a entrega de um conjunto de materiais absorventes destinados à atuação em emergências com produtos perigosos. A iniciativa visa ampliar a capacidade de resposta do Estado a acidentes com risco de contaminação humana, do solo e dos recursos hídricos, como o ocorrido recentemente no Morro dos Cavalos, em Palhoça, que exigiu ação rápida e coordenada para conter os danos ambientais.
A ação integra os esforços permanentes da Secretaria para o desenvolvimento de medidas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, com foco especial na atuação da Gerência de Produtos Perigosos. Somente em 2025, até o mês de julho, Santa Catarina já registrou 25 ocorrências de médio e grande porte relacionadas a produtos perigosos, sendo que 10 delas envolveram o vazamento de substâncias derivadas do petróleo, altamente tóxicas e com potencial de causar graves impactos ambientais.
Para enfrentar esse tipo de situação com maior eficácia, foram adquiridas 1.200 barreiras absorventes, 1.600 cordões absorventes e 100 rolos de manta absorvente, todos da linha branca, indicados para vazamentos de hidrocarbonetos. Esses materiais serão distribuídos às Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (COREDECs), ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), à Polícia Militar Rodoviária (PMRv), à Polícia Militar Ambiental (PMA) e ao Instituto do Meio Ambiente (IMA).
De acordo com o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, o investimento reforça a prioridade do Governo do Estado com a proteção da vida, do meio ambiente e da infraestrutura catarinense. “Estamos atuando com responsabilidade e planejamento para equipar o sistema com o que há de mais adequado para a resposta inicial às emergências com produtos químicos. A experiência recente no Morro dos Cavalos mostra o quanto é necessário estarmos preparados, com equipamentos disponíveis e protocolos bem definidos”, afirmou o secretário.
O Tenente-Coronel PM Davi Augusto Silveira dos Santos Lima, Gerente de Produtos Perigosos da SPDC, destacou que os materiais entregues hoje representam um avanço estratégico na primeira resposta em ocorrências. “Esses materiais são fundamentais para as chamadas ações defensivas. Eles nos permitem atuar imediatamente no confinamento do produto, evitando que a contaminação se espalhe e permitindo uma intervenção mais segura e eficaz por parte das equipes especializadas que estão a caminho. É uma entrega que fortalece o Estado como um todo”, completou o oficial.
A entrega reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil com a atuação técnica, integrada e preventiva diante das ameaças em ocorrências clm substâncias químicas, contribuindo para a redução de danos e para a preservação da saúde pública e dos ecossistemas catarinenses.