Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Defesa Civil entrega telhas e outros itens de ajuda humanitária em cidades atingidas pelos temporais

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) tem atuado no auxílio das cidades atingidas pelos temporais do último final de semana. Com situação de emergência decretada, a cidade de Barra Bonita, no extremo oeste do Estado, recebeu nesta terça-feira, 23, centenas de telhas para atender as demandas das residências danificadas nos últimos dias. 

Na tarde de domingo, 21, o coordenador regional da Defesa Civil, Dirceu Travizan, se reuniu com lideranças municipais para organizar os itens necessários para socorrer a população. “Nos reunimos para fazer o levantamento de quantos itens precisávamos, no mesmo momento, já saiu uma van de Joaçaba para buscar os colchões e o kit de acomodação solicitado”, informou o coordenador. Devido à atuação rápida, os kit IAH – Ítens de Ajuda Humanitária – já começaram a chegar ao município e, até a quarta-feira, 24, todas as casas atingidas estarão cobertas novamente.

Foram atingidas pelos temporais cerca de 200 pessoas, 30 casas destelhadas, além de uma igreja, um colégio e um salão comunitário.  

Defesa Civil atende outras cidades em situação de emergência

Além de Barra Bonita, outros quatro municípios catarinenses também decretaram situação de emergência, são eles: Entre Rios, Canoinhas, Calmon e Rio Negrinho. Em todos os casos, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil está acompanhando de perto e prestando os auxílios necessários. 

O coordenador regional da SPDC em Joinville, Antônio Edival Pereira, esteve em Rio Negrinho. De acordo com ele, “o processo de ajuda humanitária foi tramitado e eles devem receber entre hoje e amanhã as telhas”, informou. 

No caso de Entre Rios, o pedido de ajuda humanitária foi feito hoje. O prazo é que os ítens de IAH cheguem ao município até quinta, 25.

As cidades de Canoinhas e Calmon decretaram situação de emergência nível I, quando não há necessidade de aporte financeiro e ajuda externa. De acordo com a coordenadoria regional da Defesa Civil em Caçador, há a possibilidade do município de Rio das Antas também decretar situação de emergência nos mesmos moldes de Calmon.