Defesa Civil faz investimento no Extremo Sul de Santa Catarina

Os municípios de Meleiro, Ermo, Praia Grande, Maracajá, Timbé do Sul e Balneário Gaivota, na região de Araranguá, receberam um importante investimento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC): a instalação de sete estações hidrológicas e uma meteorológica.
As estações vão monitorar o nível dos rios e a quantidade de chuva que cai sobre a estrutura fluvial. No caso da estação meteorológica, a observação, entre outros aspectos, é de temperatura, vento e impacto da chuva na cidade. As novas estruturas fazem parte de uma série de ações para auxiliar os municípios na proteção da população e na redução de danos causados por desastres naturais. O objetivo da Defesa Civil é instalar 130 novas estações hidrológicas até o final de 2025.
Rodrigo Bonaldo Rafael, coordenador regional da SPDC, informou que o equipamento transmite dados em tempo real e tem atualização a cada 15 segundos, “essa agilidade é o que faz diferença na hora de atender a população em uma situação de risco. Em um caso de desastre, ou de possível dano às pessoas, não é possível esperar minutos, às vezes um hora, para atualizar as informações, essa espera pode custar vidas”, afirmou.
Estão sendo monitorados os rios Itoupava, Mãe Luzia, Manoel Alves, Canoas, Sertão e Rocinha. Ainda vão ser instaladas duas novas estações hidrológicas na região, uma na cidade de Araranguá, outra em São João do Sul.