Workshop inédito reúne especialistas e amplia integração sobre emergências ambientais no Grande Oeste

Evento da Defesa Civil de Santa Catarina contou com mais de 250 participantes de quatro estados, em Faxinal dos Guedes e Chapecó. Foto: Divulgação / SPDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) realizou, nos dias 1º e 2 de outubro, o primeiro Workshop de Emergências Ambientais e Produtos Perigosos do Grande Oeste. O evento inédito reuniu mais de 250 inscritos vindos de quatro estados – Santa Catarina (198), Rio Grande do Sul (9), Minas Gerais (2) e Paraná (1) – e foi sediado nos municípios de Faxinal dos Guedes e Chapecó.
Com uma programação intensa, o Workshop promoveu dois dias de troca de conhecimento, palestras técnicas e integração entre órgãos públicos, instituições de ensino, empresas e sociedade civil. Em Faxinal dos Guedes, o primeiro dia contou com a abertura oficial, conferências com especialistas e exposição de equipamentos. Já em Chapecó, o segundo dia trouxe novas palestras e atividades de integração técnica.
Entre os palestrantes, o evento contou com a participação do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, que falou sobre o Simulado Geral de Desastres; dos representantes do IMA/SC, Giulian Sartor Sganzerla e Guilherme Borsatto; da Polícia Rodoviária Federal; do Conselho Regional de Química (CRQ); e do pesquisador do IFSC, Dr. Marcelo Girardi Schappo, especialista em emergências com produtos radioativos, entre outros.
Para o Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê e um dos organizadores do evento, Luciano Peri, o workshop cumpriu seu papel. “Reunimos poder público, empresas e comunidade em um mesmo espaço de diálogo e prática. Essa integração fortalece a prevenção e o enfrentamento das emergências ambientais e químicas. O resultado foi muito positivo e mostra que juntos conseguimos avançar ainda mais na proteção da vida e do meio ambiente”, destacou.
O evento foi uma realização da SPDC/SC, em parceria com as associações de municípios AMAI, AMNOROESTE e AMOSC, instituições como IMA, CBMSC, PMSC, PRF, CRQ, IFSC e UnoChapecó, além de empresas parceiras como CETRIC, BTA Aditivos, DVolta Logística Reversa e Ambipar.