Mudança nos ventos provoca queda nas temperaturas e agitação marítima em Santa Catarina
Proteção e Defesa Civil alerta para declínio térmico, ventos intensos e risco de ressaca entre esta quarta (05) e quinta-feira (06) – Foto: Mauricio Vieira/Secom
O avanço de uma nova frente fria provoca mudança na direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante sul entre esta quarta (05) e a madrugada de quinta-feira (06), em Santa Catarina. Essa condição favorece o declínio acentuado das temperaturas, a intensificação dos ventos e a agitação marítima nos próximos dias. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) alerta para ocorrências associadas ao desconforto térmico e ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além do risco de ressaca e alagamentos costeiros devido ao mar agitado.
A alternância entre dias quentes e momentos de queda brusca nas temperaturas, acompanhada de ventos e temporais, é uma característica típica da primavera. Por ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, o calor, nessa época, começa a se intensificar e a estiagem dos meses anteriores dá lugar a um aumento das chuvas. Entretanto, não estão descartados episódios de frio e períodos mais amenos, provocados pela passagem de frentes frias e sistemas de baixa pressão, como são esperados nos próximos dias.
A quarta-feira ainda começa com temperaturas elevadas, que podem chegar a 30°C em boa parte do estado, com máximas próximas de 33°C no Litoral e no Oeste. A partir da tarde, o vento sul ganha força, provocando queda nas temperaturas no Litoral Sul e Planalto Sul. Nas demais regiões, os termômetros começam a cair ao longo da noite e da madrugada de quinta-feira, com mínimas entre 12°C e 15°C na maior parte de Santa Catarina, 14°C a 17°C no Litoral e 7°C a 10°C nas áreas de serra.
Ao longo do dia, a passagem da frente fria pode provocar temporais isolados e chuva intensa, principalmente nas áreas de encosta entre o Planalto Sul, Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Nas áreas em amarelo do mapa o risco é moderado para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. O risco é baixo nas áreas em verde.
A quinta-feira começa com mínimas próximas a 5°C na Serra, já nas demais áreas as temperaturas variam entre 12 e 16°C. À tarde, o tempo permanece ameno na metade leste do estado, com máximas entre 15°C e 20°C, enquanto no Oeste as temperaturas voltam a subir, se aproximando dos 30°C.
Neste período, as condições marítimas também merecem atenção. A intensificação dos ventos de sul na faixa costeira, com rajadas entre 40 e 60 km/h, deixa o mar muito agitado, com ondas entre 3,0 m e 3,5 m e picos de até 4,0 m em alto mar. O risco é moderado para ressaca e alagamentos costeiros, especialmente entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira.

A partir de sexta-feira (07), a passagem de uma nova frente fria associada à formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deve deixar o tempo ainda mais instável no estado, com risco de temporais, chuva intensa, raios e rajadas de vento em diferentes regiões ao longo do dia. No sábado (08), embora a frente fria se afaste, a circulação do ciclone em alto mar ainda mantém o tempo encoberto e com chuva em vários momentos. Os ventos sopram moderados a fortes, variando de nordeste a noroeste na sexta-feira e passando para sul no sábado, com rajadas que podem superar os 80 km/h, especialmente nas áreas litorâneas.