Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Estudantes de Sombrio fazem visita ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Coordenadoria Regional de Araranguá apresentou como funciona o sistema de meteorologia 

Alunos da Escola de Ensino Básico Catulo da Paixão Cearense, de Sombrio, realizaram uma visita ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Araranguá, no Extremo Sul de Santa Catarina. 

Durante o encontro, os alunos puderam conhecer a infraestrutura, entender como funciona o sistema de radar meteorológico, que capta informações sobre chuva intensa, granizo, velocidade e direção dos ventos, além de instabilidades vindas de outras regiões. A apresentação foi realizada pelo auxiliar da Coordenadoria Regional de Araranguá, Antônio Luis Stradio.

Os radares da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) atuam de forma a cobrir 100% do território estadual, integrando os dados no CIGERD para emissão de alertas precoces. Este sistema permite que a Defesa Civil realize previsões de curto prazo e atue de forma mais rápida frente a eventos como tempestades, enxurradas e ventos fortes. Para Rodrigo Bonaldo Rafael, coordenador regional da SPDC em Araranguá, o contato dos alunos com o sistema de monitoramento meteorológico é fundamental para que as novas gerações cresçam com mais conhecimento e compreensão prática sobre eventos climáticos comuns no estado. “Para que a gente construa uma sociedade mais capaz de prevenir e lidar com fenômenos climáticos extremos é fundamental que os mais jovens tenham acesso ao conhecimento sobre o funcionamento das atividades da Defesa Civil”, afirmou. 

Com essa visita, a escola espera fortalecer a conscientização de seus estudantes sobre riscos naturais, estimular o pensamento crítico sobre a segurança pública e a importância do monitoramento meteorológico para salvar vidas e reduzir danos.