Quilombo recebe nova estação meteorológica
Investimento faz parte do projeto para instalar 130 novas estações de monitoramento até o final de 2025
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDPC) realizou, no último sábado, 08, a instalação de uma nova estação meteorológica na cidade de Quilombo, no Oeste catarinense.
Estações meteorológicas fazem o monitoramento de ventos, chuvas, temperaturas, umidade e pressão atmosférica. Também estão sendo instaladas estações hidrológicas, que fazem a medição do nível e volume de chuvas, além de campanhas para medição de vazão. Todos os equipamentos têm alimentação por energia solar e possuem bateria. As estruturas transmitem os dados coletados via satélite e celular em tempo real, agilizando a resposta da Defesa Civil a possíveis alterações e alertas. O contrato também prevê a manutenção permanente dos equipamentos, num valor estimado em 7 mil reais, já os investimentos para instalação dos equipamentos ficam em torno de 100 mil reais.
Esta é a quarta estação colocada na microrregião de Chapecó, além de Quilombo, Pinhalzinho também já recebeu uma estação meteorológica, enquanto os municípios de Águas Frias e São Carlos receberam estações hidrológicas. De acordo com o planejamento da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, 130 novas estações serão instaladas até o fim de 2025 em todas as regiões do Estado, o que vai expandir consideravelmente a capacidade da SPDC monitorar o território catarinense e agilizar os atendimentos necessários em casos de condições climáticas extremas.