Proteção e Defesa Civil abre consulta pública para obras de prevenção e redução de riscos

Programa SC Protegida e Resiliente prevê barragens, recuperação ambiental e ações para reduzir os impactos de enchentes e deslizamentos. Arte: SPDC / Divulgação
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) abriu uma consulta pública online para que a população envie sugestões ao Programa SC Protegida e Resiliente. A participação da sociedade é fundamental para garantir que a iniciativa atenda corretamente às necessidades locais, minimizando os riscos e os impactos de desastres.
Santa Catarina é um dos estados brasileiros mais afetados por enchentes, deslizamentos, estiagens e enxurradas. Diante disso, o SC Protegida e Resiliente surge com financiamento junto ao Banco Mundial para integrar tecnologia, ciência e infraestrutura com o objetivo de proteger vidas e garantir um futuro mais seguro.
Entre as ações previstas estão a construção de até quatro barragens de contenção de cheias, em Petrolândia, Agrolândia e Pouso Redondo. Elas funcionarão como reservatórios temporários, acionados apenas em situações de cheia. Além disso, estão esperadas melhorias no Rio Itajaí-Mirim Canal Retificado, com desassoreamento e instalação de comportas. As intervenções devem proteger áreas urbanas e rurais, reduzir danos causados por fenômenos e incentivar o desenvolvimento econômico com segurança.
O programa também contempla medidas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, incluindo recuperação de áreas degradadas, compensações ambientais, monitoramento, restauração ecológica das áreas desapropriadas e criação de corredores para fauna e flora.
A participação social é também uma peça fundamental do SC Protegida e Resiliente. Todas as sugestões, opiniões e preocupações destacadas na consulta pública serão usadas para aprimorar o projeto. O formulário já está disponível e pode ser acessado clicando aqui.