Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Proteção e Defesa Civil de SC promove curso para formar instrutores de operações com drones

Até fim do ano, estão previstas dez edições regionais do treinamento. Foto: SPDC / Divulgação

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), em parceria com o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM/PMSC), realizou, entre os dias 25 e 29 de agosto, o Curso de Operações com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (COSARP). A iniciativa tem como objetivo formar instrutores capacitados para treinar pilotos de drones dentro do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SIEPDEC).

Com carga horária de 50 horas-aula, o curso contou com a participação de 15 servidores da SPDC e quatro de outros órgãos, entre eles a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Durante a capacitação, os participantes aprenderam desde a parte legal até a operação prática dos drones, além dos procedimentos de cadastro das aeronaves. Segundo o Capitão PM Bruno Martins Moreira, responsável pelo treinamento, a proposta é garantir que esses instrutores estejam aptos a multiplicar o conhecimento em todos os âmbitos para, depois, ampliar a rede de operadores de drones em todo o estado.

“O drone é essencial tanto no mapeamento de áreas de risco quanto na gestão de desastres em locais de difícil acesso”, reforça o Sargento Antonio Edival Pereira, Coordenador Regional da Proteção e Defesa Civil em Joinville. Resistente à chuva e a rajadas de vento de até 60 km/h, a tecnologia, utilizada pela SPDC desde 2018, também tem sido aplicada na identificação de tornados. Além disso, a câmera termal permite localizar pessoas perdidas em áreas de mata, bem como avaliar a extensão de acidentes envolvendo produtos perigosos.

Em maio deste ano, Santa Catarina adquiriu 24 drones do modelo DJI Matrice 30T para reforçar a atuação da Defesa Civil. Como o órgão conta com 20 regionais, cada uma recebeu ao menos um equipamento. Outros três ficaram na sede, à disposição do corpo técnico, e um foi destinado à Polícia Militar.

Além do Sargento Edival Pereira, outros Coordenadores Regionais da SPDC foram capacitados. “Esse primeiro curso de instrutor de drone agrega conhecimento às coordenadorias regionais, permitindo que os coordenadores estejam preparados para capacitar os municípios”, ressalta Pereira.

Expansão para os municípios

Após a conclusão do curso, a SPDC iniciará a oferta de Treinamentos de Operações com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (TOSARP) aos órgãos de Proteção e Defesa Civil dos Municípios catarinenses.

Segundo o Tenente-Coronel PM Davi Augusto Silveira dos Santos Lima, gerente de Produtos Perigosos da SPDC, já foram autorizadas dez edições do TOSARP até o fim do ano. “O primeiro será na sede estadual, em meados de setembro, e depois teremos mais nove turmas em diferentes regiões do estado, para atender ao máximo de municípios possíveis”, explica o oficial. A programação prevê cursos em Joinville, Blumenau, Caçador, Concórdia, Jaraguá do Sul, Taió, Maravilha, Criciúma e Itajaí ainda neste ano.

O Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, reforça a importância da integração entre as instituições estaduais e municipais para a prevenção e gestão de riscos. “Capacitar servidores e preparar os municípios é essencial. Quando todas as instituições estaduais trabalham juntas, mostramos que o Governo é um só, unido em prol de todos os catarinenses”, afirma.

Com a formação de instrutores e a ampliação da rede de capacitação regionalizada, Santa Catarina avança na utilização de tecnologias que ampliam a eficiência da resposta a desastres e fortalecem a proteção da população.

Foto: SPDC / Divulgação