Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 22/09 – Intensos temporais marcaram a transição para a primavera 

Elaborado em: 22/09/2025

Meteorologistas: Caio Guerra e Pedro Souza

A primavera deu início nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, porém o último fim de semana do inverno já mostrou características típicas desta estação. Entre a noite de sábado (20) e o decorrer de domingo (21), o estado de Santa Catarina observou diversas tempestades severas, com intensos vendavais e granizo. 

O levantamento prévio da Defesa Civil, apresentado na Figura 1, indicou danos provocados pelas tempestades no Extremo Oeste e também no norte catarinense. Os registros indicam mais de 160 habitações afetadas e 3 desabrigados, com pelo menos 20 municípios afetados. Estes danos foram provocados principalmente pela intensidade dos vendavais.  

Figura 1: Mapa de ocorrências registradas entre a noite de sábado (20) e a manhã de segunda-feira (22). Fonte: SDC.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) alertou ao longo da última semana sobre esta condição de tempo em Santa Catarina, com especial atenção para o Grande Oeste, Norte e porção central catarinense, como mostram os mapas dos avisos meteorológicos (Figura 2).

Figura 2: Aviso meteorológico emitido pela SDC/SC referente aos temporais com vendaval, granizo e chuva intensa entre o domingo (21) e a segunda-feira (22).

O processo de formação de uma frente fria foi o responsável pelas tempestades entre a noite de sábado (20) e a madrugada de segunda-feira (22), mas vale ressaltar que as tempestades ocorreram em três momentos distintos. 

O primeiro ocorreu de forma discreta, na noite de sábado (20), quando uma tempestade severa se formou na região de São Miguel do Oeste. O sistema foi acompanhado por granizo grande e ventos fortes, mas não conseguiu avançar com a mesma intensidade para as demais regiões do estado (Figura 3).

Figura 3: Imagens do radar meteorológico de Chapecó, indicando a presença de temporais na região de São Miguel do Oeste, na noite do sábado (20).

Em um segundo momento, o sistema avançou pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, durante a manhã de domingo, e atuou com maior intensidade nas áreas entre o Planalto Norte e Litoral Norte no período da tarde. A chuva no decorrer deste período foi generalizada, atingindo um grande número de municípios. 

Figura 4: Tempestades organizadas (a) nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul no domingo, durante o período da manhã e (b) no centro-leste do estado, no período da tarde.

Na noite de domingo o evento deu uma ligeira trégua na maior parte de Santa Catarina, mas as instabilidades retornaram entre o final da noite de domingo (21) e a madrugada de segunda-feira (22), provocando novas tempestades. Estas deram início na região do Extremo Oeste, e avançaram para as áreas do centro-leste do estado. Porém, a chuva perdeu intensidade nas áreas centrais, atuando o restante da manhã apenas com intensidade moderada, até se dissipar por completo no período da tarde.

Figura 5: Imagens do radar meteorológico de Chapecó, indicando a presença de tempestades nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira.

A secretaria de Proteção e Defesa Civil já confirmou um evento de tornado no município de Barra Bonita, e segue analisando outros possíveis casos de tornado e microexplosões embebidas nas diversas tempestades observadas neste período.

PREVISÃO

A entrada de uma massa de ar fria e seca já inibiu as condições de tempo severo no estado catarinense. A tendência é de tempo firme na maior parte do estado, com apenas variação de nebulosidade nas regiões litorâneas. Apesar do tempo aberto, as temperaturas não sobem tanto quanto na semana anterior. Para mais informações, consulte a nota da previsão da semana publicada em nossa página.

Para receber os alertas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil por SMS, envie uma mensagem de texto para 40199 com o número do seu CEP.

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.