Chuvas irregulares e concentradas marcaram setembro em Santa Catarina

Boletim Hidrometeorológico Integrado aponta que as precipitações ocorreram de forma irregular, com destaque para o Planalto Sul e áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM
O mês de setembro foi marcado por chuvas mal distribuídas, concentradas, principalmente, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Hidrometeorológico Integrado nº 78, divulgado nesta quarta-feira (8) pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae).
Por marcar a transição entre as estações do inverno e da primavera, setembro costuma apresentar um volume maior de precipitação em relação aos meses anteriores, com totais que variam de 150 a 200mm em praticamente todo o estado. Neste ano, os maiores volumes de chuva foram registrados nas áreas do Planalto Sul, onde os acumulados ficaram até 80 mm acima da média climatológica esperada para a região. Nas demais partes do estado, os volumes foram próximos ou abaixo do esperado.
Além disso, as chuvas se concentraram principalmente na segunda quinzena do mês, após um início de setembro mais seco. Segundo o boletim, nas regiões do Planalto Sul e do Litoral foram registrados entre 20 e 25 dias sem precipitação, em contrapartida, essas mesmas áreas apresentaram volumes acima da média, evidenciando que a chuva ocorreu de forma concentrada em poucos episódios de tempo. Nas demais regiões, predominaram entre 15 e 20 dias sem chuva.
De acordo com o documento, 13 municípios catarinenses se encontravam em atenção quanto ao abastecimento público, principalmente por dificuldades na captação, que exigiram uso de bombas, limpeza ou implantação de novos poços. Outros dois municípios estavam em alerta, com necessidade de racionamento na área urbana.
Previsão para os próximos quinze dias
Para outubro, a previsão aponta períodos alternados de tempo seco e chuva. A segunda semana do mês deve ter precipitações menos intensas em todas as regiões de Santa Catarina. A partir da terceira semana, o cenário muda com o retorno de frentes frias e chuvas volumosas, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.
Atualmente, o fenômeno El Niño/La Niña permanece em condição de neutralidade fria, com águas do oceano mais frias que o normal. Essa configuração favorece precipitações próximas à média em outubro.
Sobre o Boletim Hidrometeorológico
O Boletim Hidrometeorológico Integrado é uma publicação online periódica das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) e da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), com a finalidade de compartilhar informações sobre as condições hidrológicas dos rios catarinenses, bem como os impactos no abastecimento dos municípios.
A próxima edição está prevista para 7 de novembro de 2025.
:: O documento completo