NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 04/11 – Tempestade severa com tornado causa destruição no interior de Itaiópolis
Elaborado em: 05/11/2025
Meteorologistas: Fernando Rafael, Eduardo Cho-Luck, Jéssica Silva, Nicolle Reis e Caio Guerra
Durante a tarde da última segunda-feira (03), a influência de áreas de baixa pressão e ventos mais intensos em diferentes níveis da atmosfera, somada a disponibilidade de calor e umidade, promoveram a formação de alguns temporais em diversas regiões do estado, especialmente entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte.
No município de Itaiópolis, no Planalto Norte, uma dessas tempestades adquiriu características supercelulares, passando a apresentar rotação e ser ainda mais intensa, com potencial de causar chuvas intensas, rajadas de vento severas — superiores a 80 km/h — e granizo de tamanho significativo.
A estação meteorológica da SDC, localizada em Itaiópolis — localizada a 7 km de onde foram observados os maiores estragos — registrou ventos fortes durante a passagem da tempestade, com rajadas de até 80,5 km/h por volta das 14h55. As rajadas podem ter sido ainda mais intensas na região de trajetória da supercélula.
As imagens dos estragos feitos com drone pelo Coordenador Regional de Defesa Civil de Canoinhas, mostram ainda danos na vegetação em forma de rastro, com muitas árvores tombadas em diferentes sentidos, outras decepadas ao lado de intactas, um galpão parcialmente destruído e uma residência que teve todo seu telhado destruído.

Figura 01: Imagens de drone cedidas pelo coordenador regional de Itaiópolis.
Essa característica dos estragos — danos mais estreitos e convergentes — combinadas às assinaturas observadas no radar meteorológico de Lontras (Figuras 02, 03, 04 e 05) indicam a ocorrência de um tornado na região de Itaiópolis. Esse fenômeno costuma apresentar curta duração, mas é responsável por causar ventos que podem ultrapassar os 100 km/h. Além disso, chama a atenção o aspecto de gancho observado na assinatura da tempestade, nas figuras 03 e 04, comumente observado em eventos de tornados.

Os campos de velocidade radial (Figuras 6 e 7) mostram a presença de rotação no sistema, característica de tempestades severas, sinalizada pela presença de um dipolo de ventos (ventos se aproximando do radar ao lado de áreas em que ele está se afastando), como é possível observar nas figuras 05 e 06.

A variável de correlação (RhoHV), muito utilizada para identificar a presença de alvos não-meteorológicos, que eventualmente possam estar sendo arremessados na atmosfera, em decorrência dos ventos muito fortes próximo da superfície, também apresenta uma diminuição nesses mesmos horários, com valores abaixo de 0.90, como é possível observar nas figuras 08 e 09, indicando a presença de detritos, poeira e outros alvos não meteorológicos no ar.

Figura 10: Animação das imagens do produto de refletividade horizontal (dBz) do radar meteorológico de Lontras mostrando o avanço da tempestade que atingiu o município de Itaiópolis entre 14h44 e 15h08 (hora local). Fonte: SDC/SC.
Para receber os alertas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil por SMS, envie uma mensagem de texto para 40199 com o número do seu CEP.
Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.