Escola na Defesa Civil reforça compromisso com a educação para redução de riscos

Foto: Clara Spessatto/SPDC
Em visita ao CIGERD, alunos aprenderam sobre ações de prevenção e resposta a desastres em Santa Catarina
Nesta semana, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina recebeu os alunos do 6º ano da Escola Estadual Básica Edith Gama Ramos, de Florianópolis, para uma visita ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). A atividade faz parte do projeto Escola na Defesa Civil, que tem como objetivo aproximar os estudantes da atuação preventiva e emergencial do órgão.
Durante a visita, os alunos conheceram as principais estruturas do CIGERD, incluindo o Centro Integrado de Operações, os setores de Meteorologia, Hidrologia, Geologia e o Centro de Informação Pública. “Eu descobri que a Defesa Civil tem várias funções, não é só controlar o tempo”, contou Isabela, aluna do 6º ano. Já seu colega João Vitor destacou o interesse pelo centro de meteorologia: “Gostei muito dos telões que mostravam onde ia chover ou as regiões com probabilidade de chuvas”.
Para a professora da Edith Gama Ramos, Jaqueline Leonida, o projeto é uma forma de aprendizado para além dos muros da escola. “Eles aprofundam os conhecimentos sobre mapa, localização, clima, além de toda a parte social que inclui as questões climáticas no mundo”.


Desde sua criação, em 2019, o projeto Escola na Defesa Civil já recebeu escolas públicas, privadas e, até, universidades de todo o estado. A iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes das temáticas relacionadas à gestão de riscos e desastres, por meio da realização de visitas pedagógicas ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, localizado em Florianópolis, e também aos outros 20 CIGERDs regionais espalhados pelo estado.
Além das visitas guiadas, os estudantes participam de uma programação especialmente elaborada, que inclui apresentação sobre o papel da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, entrega de materiais pedagógicos aos alunos e da placa de participação do projeto à escola.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria com a educação para a redução de riscos de desastres, fortalecendo os laços entre a gestão pública, a escola e a comunidade.
Para saber sobre o agendamento das visitas, a escola deve entrar em contato com a equipe da Gerência de Pesquisa e Extensão, pelo e-mail: escola@defesacivil.sc.gov.br
Programa Defesa Civil na Escola
Outra iniciativa da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina é o Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) que promove a cultura de prevenção, percepção de riscos e construção da resiliência dentro das comunidades escolares.
O PDCE, instituído por decreto em 2021, atua na redução de riscos e vulnerabilidades por meio de ações de prevenção, mitigação e preparação. Voltado principalmente aos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o programa integra temas como gestão de riscos, meio ambiente, mudanças climáticas, cidadania e autoproteção ao currículo escolar.
Iniciado como projeto-piloto em 2013, tornou-se programa estadual em 2019 e, desde 2021, é permanente e obrigatório em todo o estado. Os professores recebem capacitação de 80 horas e aplicam os conteúdos com apoio de material didático alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As escolas podem formar Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil (NEPDECs), responsáveis por planos de evacuação, simulados, ações socioeducativas e atividades que envolvem toda a comunidade. O PDCE é referência nacional por sua abordagem prática e preventiva, fortalecendo a resiliência diante de desastres.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br