Defesa Civil de SC anuncia novos recursos e reforça entregas de Kits de Pontes e Itens de Assistência Humanitária nas regiões da AMAUC e AMERIOS

Encontros com lideranças locais nas regiões da AMAUC e AMERIOS formalizaram mais de R$ 10 milhões em recursos para reconstrução e apoio a comunidades atingidas por eventos climáticos. Foto: SPDC / Divulgação
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina concluiu, nesta quarta-feira (14), uma importante agenda estratégica nas regiões da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMERIOS). Os encontros, realizados nos dias 13 e 14 de agosto, reuniram prefeitos, lideranças e representantes municipais para apresentar os serviços da Defesa Civil, anunciar novos recursos e firmar compromissos que impactam diretamente a população.
Na região da AMAUC, o encontro foi realizado em Lindóia do Sul, com a apresentação de recursos voltados à entrega e execução de 25 Kits de Pontes de concreto protendido, ampliando a capacidade de resposta a desastres e melhorando a infraestrutura local. Já na AMERIOS, a reunião ocorreu em Palmitos e destacou a entrega de 24 Kits de Pontes de concreto e 53 Kits de Pontes metálicas, além da formalização de ações voltadas à recuperação de acessos destruídos por eventos climáticos.
Outro ponto importante da agenda foi a apresentação dos recursos já aplicados em Itens de Assistência Humanitária em 2025, tanto na AMAUC quanto na AMERIOS. Os itens incluem cestas básicas, colchões, telhas, água potável, reservatórios, e kits para transporte de água – fundamentais para garantir atendimento emergencial às famílias afetadas. Durante o encontro em Palmitos, também foi realizada a assinatura de convênio para execução de obras de infraestrutura no município, além da oficialização de novos Termos de Compromisso para fornecimento de Kits de Pontes a outros municípios da região.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, reforçou durante os eventos o compromisso do Governo de Santa Catarina com ações estruturantes e integradas. “Esse trabalho conjunto com os municípios fortalece nossa capacidade de resposta, mas sobretudo, nos prepara para o futuro. A prevenção, com resposta através de estrutura e a parceria com as lideranças locais são pilares dessa política pública que tem um único objetivo: proteger vidas”, afirmou Hildebrandt.
Já o chefe de gabinete da Secretaria, André Espezim, destacou o impacto social das entregas realizadas. “Estamos tratando de recursos que vão muito além do concreto e do aço. Cada ponte entregue, cada item humanitário distribuído representa uma resposta concreta à dor das famílias atingidas e um passo importante na reconstrução da dignidade dessas comunidades. A Defesa Civil tem um papel fundamental não apenas na resposta às emergências, mas na prevenção e reconstrução”, afirmou Espezim.
A iniciativa reforça a política pública estadual de fortalecimento da infraestrutura dos municípios, ampliando a resiliência frente aos eventos climáticos extremos e promovendo mais segurança para a população catarinense.

Os encontros reuniram prefeitos, lideranças e representantes municipais. Foto: SPDC / Divulgação