Alerta 10/06/2014

ALERTA: Risco de Inundações no Planalto Note, Vale do Itapocu, Alto e Médio Vale do Itajaí. Estas regiões registraram acumulados de chuva significativos até a noite de domingo (08/06) e a maioria dos níveis dos rios estabilizaram, descendo de forma lenta, porém, alguns continuam subindo devido a característica de suas bacias hidrográficas. O solo está encharcado e foram registrados deslizamentos em cidades do Vale do Itajaí, Planalto Norte e no Vale do Itapocu, Litoral Norte de Santa Catarina.

Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, foram as regiões com maiores acumulados de chuva em 5 dias (entre 8h do dia 05/06 as 8h do dia 09/06/14): Corupá 462,6mm, Jaraguá do Sul 374,8mm, Três Barras e Porto União 334mm, Schroeder 330,6mm, Papanduva 326,2mm, Monte Castelo 315,4mm, Rio Negrinho 305,6mm, Canoinhas 301,6mm, Massaranduba e Joinville 297,2mm, Itaiópolis 294,6mm, Baln. Barra do Sul 276mm, Luiz Alves 271,2, Timbó 261,4mm, Ilhota 259,8mm, Benedito Novo 253,8mm, Rio do Sul 206,2mm. Fonte: Epagri/Ciram

Acompanhe atualização de boletins e a previsão voltada para Defesa Civil!

 Recomendações da Defesa Civil:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Terça-feira (10/06): A massa de ar frio e seco deixa o tempo estável com predomínio de sol entre nuvens em todo o Estado.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão em SC.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (11/06): No Oeste e Meio Oeste, mais nuvens no início do dia e sol entre nuvens no decorrer do período em todas as regiões. Á noite há condições de chuva isolada entre a Grande Florianópolis e norte do Estado. Temperatura baixa ao amanhecer, com geada nas áreas altas do Planalto Sul.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão em SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quinta-feira (12/06), chuviscos isolados no início do dia entre a Grande Florianópolis e o norte do Estado. Nas demais regiões, predomínio de sol entre algumas nuvens.

Na sexta-feira (13/06), a passagem de uma frente fria provoca chuva fraca a moderada a partir da tarde do Oeste ao Sul de SC e aumento de nuvens nas outras regiões.

No sábado (14/06), ainda chove no início do dia, melhorando no decorrer do dia na divisa com o RS. Nas outras regiões, chuva ao longo do dia.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil