Aviso Meteorológico: Frio com geada ampla nesta semana em SC
Alerta: Risco de inundação em Mafra
Aviso Meteorológico: Mar agitado no litoral catarinense
Observação: Possibilidade de alagamentos no Litoral associado à maré alta
|
Avisos e alertas voltados à Defesa Civil: |
Fonte: SDC e Epagri/Ciram
Alerta: Risco de inundação em Mafra/SC
O Rio Negro em Mafra está subindo lentamente, em virtude da chuva e neve registradas nos últimos dias e encontra-se em cota de emergência (7,09m). Contudo, a taxa de subida está desacelerando, podendo estabilizar antes de atingir a cota 7,20m, em que a Coordenadoria Munincipal de Mafra começa a retirar as primeiras famílias.
De acordo com a Epagri/Ciram não há previsão de chuva entre hoje (24) e amanhnã (25) para a região.
Desta forma, caso haja inundação em áreas ocupadas, espera-se que seja de baixo intensidade e a situação está sendo monitorada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Aviso Meteorológico: Frio com geada ampla nesta semana em SC
Geada: entre a noite, madrugada e amanhecer desta quarta-feira (24), na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), ocorre formação de geada em boa parte do estado, com menor chance para a faixa litorânea.
Frio: no período noturno desta quarta-feira (24) e na quinta-feira (25) há previsão de temperatura mínima próxima de 0°C e negativa em boa parte do estado. As temperaturas voltam a subir na sexta-feira.
Aviso Meteorológico: Mar agitado no litoral catarinense.
Na área de navegação e pesca o mar permanece agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 2.0 a 3.0m, mais altos afastado da costa devido ao avanço do sistema de alta pressão (massa de ar polar) pelo Sul do Brasil. O mar agitado traz risco para navegação e atividades de pesca.
Observação: Possibilidade de alagamentos e localizados nas áreas costeiras da Grande Florianópolis ao Litoral Norte devido à maré alta.
A maré mais alta em áreas costeiras da Grande Florianópolis ao Litoral Norte pode causar alagamentos momentâneos e localizados nesta quarta-feira (24) e na quinta-feira (25).
Recomendações da Defesa Civil:
Geada ampla: agricultores deverão tomar medidas preventivas. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca divulga através do site as orientações sobre a onda de frio e geada.
Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população e prefeituras em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações em alto mar.
Inundações: Deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares inundados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |