Aviso 02/03/2014

Aviso Meteorológico: nesta segunda-feira (03), risco de temporal com chuva forte, granizo isolado e descarga elétrica, especialmente na região Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

Atenção para situação de estiagem em algumas regiões de SC: O Estado de Santa Catarina passou por uma prolongada e intensa onda de calor com chuvas escassas, volumes pouco significativos e de forma mal distribuída desde a segunda quinzena de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro. Após esse período, tivemos a atuação de alguns sistemas transientes (Sistemas de baixa pressão e frentes frias), que provocaram chuvas, contudo, os volumes mais significativos ocorreram no Litoral Sul e pontualmente em algumas localidades do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Por isso, os acumulados de chuvas não foram suficientes para reverter a situação de estiagem em algumas regiões do Estado. Entre a noite de quarta (26) e madrugada de sexta (28), a passagem de uma frente fria pelo Estado provocou chuvas em todas as regiões, porém, os volumes de precipitação e em curto período, foram mais significativos do Meio-Oeste ao Litoral, não revertendo o quadro de estiagem na região Oeste. De acordo com o último Boletim de Monitoramento Hidrológico da Sala de Situação ANA/EPAGRI/Ciram, o regime hidrológico apresenta a situação de emergência para estiagem na Bacia do Rio Chapecó (Estação Coronel Passos Maia). Visualizar boletim. Recomenda-se o acompanhamento dos novos boletins e as recomendações da Defesa Civil. Fonte: Epagri/Ciram. Detalhes acesse o link Leia mais.

Recomendações da Defesa Civil:

Estiagem: evitar o desperdício de água e utilizar somente no que for necessário. Recomenda-se à população não fazer fogueiras e também não jogar pontas de cigarros em áreas verdes, principalmente nas estradas, onde há risco de incêndios. 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL:

Fonte: Epagri/Ciram

Domingo (02/03): Do Oeste ao Litoral Sul, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, as nuvens predominam em boa parte do dia, porém ocorrem aberturas de sol e há condições de chuva isolada, especialmente à noite. Temperatura amena no período noturno e em pequena elevação durante o dia. Sem aviso. Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão, com centro próximo ao litoral do Uruguai, favorecendo a circulação marítima na faixa nordeste do Estado. Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) influenciando SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Segunda-feira (03/03): Sol com aumento de nebulosidade em SC. Previsão de pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, e se estendendo de forma mais isolada as outras regiões entre a tarde e noite. Temperatura em elevação durante o dia. Aviso: risco de temporal com chuva forte, granizo isolado e descarga elétrica, especialmente no Oeste. Sistema Meteorológico: formação de uma frente fria no Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça-feira (04), tempo instável com pancadas de chuva devido ao rápido deslocamento de uma frente fria por SC, melhorando a partir da tarde no Oeste e Sul do Estado. Atenção: risco de temporal com chuva forte em alguns momentos, vendaval (rajadas acima de 60km/h), granizo isolado e descarga elétrica.

Na quarta-feira (05), o sol aparece em boa parte de SC, com mais nuvens do Oeste ao Planalto Sul.

Na quinta-feira (06), presença de sol em SC, com variação de nuvens e chance de chuva isolada no Litoral e áreas próximas.Temperatura em elevação.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil