Atenção 22/02/2014

Atenção para situação de estiagem em algumas regiões de SC: O Estado de Santa Catarina passou por uma prolongada e intensa onda de calor com chuvas escassas, volumes pouco significativos e de forma mal distribuída desde a segunda quinzena de janeiro até o dia 12 de fevereiro, quando uma frente fria provocou chuvas no Estado. Contudo, os volumes mais significativos ocorreram no Litoral Sul e pontualmente em algumas localidades do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. As chuvas não foram suficientes para reverter a situação de estiagem em algumas regiões do Estado. De acordo com o último Boletim de Monitoramento Hidrológico da Sala de Situação ANA/EPAGRI/Ciram, o regime hidrológico apresenta a situação de emergência para estiagem na Bacia do Rio Itajaí do Sul, de alerta para a Bacia do Itajaí do Oeste e atenção nas Bacias dos Rios Chapecó, Itajaí Açú e Tubarão. Visualizar boletim. Neste final de semana (22 e 23/02), há previsão de chuva no Estado, contudo caso os volumes nestas regiões não sejam suficientes a situação de estiagem pode não ser revertida. Desta forma recomenda-se o acompanhamento dos novos boletins e as recomendações da Defesa Civil.Fonte: Epagri/Ciram. Recomendações acesse o link leia mais.

Recomendações da Defesa Civil:

Estiagem: evitar o desperdício de água e utilizar somente no que for necessário. Recomenda-se à população não fazer fogueiras e também não jogar pontas de cigarros em áreas verdes, principalmente nas estradas, onde há risco de incêndios.

Previsão Voltada Para Defesa Civil

Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (22/02): Variação de nuvens com aberturas de sol e temperaturas em elevação em boa parte do Estado. Pela manhã condições de chuva fraca no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Entre a tarde e noite a chuva se estende para a maioria das regiões, em forma de pancadas isoladas. Observação: tarde e noite risco de descargas elétricas. Não se descarta a possibilidade de temporal isolado. Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (23/02): O tempo permanece mais instável e úmido com condições de chuva em SC, alternando com períodos de melhoria e presença de sol especialmente em direção ao Oeste e Sul do Estado. No Planalto Norte, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí, as nuvens devem predominar em boa parte do dia com chance de chuva de forma mais contínua. Observação: tarde e noite risco de descargas elétricas. Não se descarta a possibilidade de temporal isolado. Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre segunda (24) e quarta-feira (26), sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada. A temperatura segue mais elevada com sensação de ar abafado. Atenção: período com risco de descarga elétrica e temporais isolados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil