Atualização Aviso Meteorológico 21/09/2013

Atualização da previsão de chuva significativa entre sábado e domingo (21 a 22)

Alerta para risco de deslizamentos nas regiões mais vulneráveis de SC

Alerta para risco de alagamentos e risco de inundações em algumas áreas de SC. Observação para a maré

Fonte: Epagri-Ciram

Previsão de acumulados diários:

Noite de sábado e madrugada e início da manhã de domingo (21 e 22/09): durante a noite núcleos de instabilidade se organizam e provocam chuva que se estende pela madrugada e inicio da manhã de domingo, causando chuva nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte a média de chuva será de 30 a 40mm com pontuais mais significativos que podem chegar a 60 e 80mm. Na divisa com o RS a chuva totalizará valores entre 30 e 40mm, com totais que podem chegar a 50mm do Oeste ao Litoral Sul.

Tarde e noite de domingo (22/09): na maior parte de SC o tempo permanece com muitas nuvens e durante a tarde de domingo a chuva diminui, vaiando entre 5 e 15mm. Pancadas isoladas de chuva voltam a ocorrer entre o fim da tarde e durante a noite no Litoral e Vale do Itajaí com volumes entre 20 e 30mm com pontuais muito isolados de 40 e 50mm especialmente no Litoral Norte.

Na segunda-feira a condição de chuva significativa diminui, permanecendo instável com chuva fraca no litoral, os volumes estarão pouco significativos entre 10 e 20mm mais concentrados na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Alerta para risco de deslizamentos de encostas

Diversos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul registraram volumes significativos, incluisive com registro de deslizamentos. Tendo em vista a previsão de continuidade de chuva, persiste risco de deslizamentos especialmente para essas regiões.

Alerta para risco de alagamentos e inundações:

Devido à possibilidade de chuva moderada à forte, há risco de alagamentos nas áreas com drenagem deficiente, especialmente nas áreas costeiras mais vulneráveis aos efeitos da maré.

AVISO HIDROLÓGICO nº 04 do Evento Extremo de 20/09/2013

Condição dos níveis de emergência: Rio do Sul – Novo e Rio Bonito em Bocaina do Sul.

Condição dos níveis de alerta: Taió, Ituporanga, Blumenau, Brusque e Passo Marombas em Curitibanos.

Bacia do Rio Itajaí

Considerando os níveis atuais dos rios e a previsão do tempo do setor de meteorologia da EPAGRI/CIRAM, permanece o risco hidrológico para inundação em Rio do Sul. Os volumes previstos iram variar em média de 30 a 40 mm entre a noite sábado e manhã de domingo. A previsão para o decorrer da tarde de domingo é de chuva em torno de 5 à 15 mm.

No município de Brusque ha pequeno risco hidrológico de inundação, entre a noite de sábado e manhã de domingo, decorrente do nível atual do Rio Itajaí Mirim (4,75 m) estar próximo à cota de emergência (5,0 m).

Bacia do Rio Canoas

Considerando o nível atual do Rio Canoas e a previsão do tempo do setor de meteorologia da EPAGRI/CIRAM, haverá permanência de risco hidrológico para inundação no Rio Canoas devido ao aumento gradativo e lento do escoamento das águas nesta bacia.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta