Atualização do Alerta 30/09/2014

ALERTA 30/09/2014: Risco de deslizamentos de terra nas regiões Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí de SC, devido ao alto acumulado de chuva nos últimos dias nestas regiões e à previsão de continuidade da condição de chuva para as próximas horas.

Risco de inundação em algumas localidades do Alto Vale do Itajaí. Na leitura das 07 hs o rio em Rio do Sul estava com 7,84 m, cota de emergência, subindo 12 cm na última hora e em Taió o rio estava com 7,62 m, cota de alerta, subindo 7 cm na última hora. Os níveis dos rios continuam subindo devido à chuva druante a madrugada e a perspectiva é que se estabilize nas próximas horas com o cessar das chuvas. A Defesa Civil Estadual está monitorando conjuntamente com os municípios da região e recomenda-se acompanhar a atualização dos boletins até o cessar alerta.

AVISO METEOROLÓGICO: em atualização

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Em atualização

Quarta-feira (01/10): Mais nuvens e chuva na madrugada e manhã, melhorando entre a tarde e noite em todo o Estado. Temperatura em elevação, diminuindo no fim do dia.

AVISO: madrugada com descarga elétrica. Risco de chuva moderada a forte em alguns momentos.

Sistema Meteorológico: o avanço de uma massa de ar seco pelo Sul do Brasil, afasta a instabilidade de SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre a quinta-feira (02/10) e o sábado (04/10), tempo mais seco com sol em SC.

No sábado (04/10), chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte no inicio e fim do dia, devido a circulação marítima. Temperatura mais baixa no período noturno e ao amanhecer, com chance de geada fraca na serra. Durante o dia, temperatura em elevação.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta