Atualização dos Avisos e Alertas 01/10/2014

ATENÇÃO 01/10/2014 – 17:10h: Nas próximas 6h, rajadas de vento sul de 50 a 65 km/h no Litoral  de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 01/10/2014: Mesmo com a melhora do tempo, há risco de deslizamentos de terra nas regiões Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí de SC, devido ao alto acumulado de chuva nos últimos dias.

Risco de inundação em algumas localidades do Alto Vale do Itajaí. Na leitura das 07 hs o rio em Rio do Sul estava com 7,84 m, cota de emergência, subindo 12 cm na última hora e em Taió o rio estava com 7,62 m, cota de alerta, subindo 7 cm na última hora. Os níveis dos rios continuam subindo devido à chuva durante a madrugada e a perspectiva é que se estabilize nas próximas horas com o cessar das chuvas. A Defesa  Civil Estadual está monitorando conjuntamente com os municípios da região e recomenda-se acompanhar a atualização dos boletins até o cessar alerta.

Vale do Rio do Peixe: A leitura das 6hs o rio estava com 8,54m, cota de alerta e se estabilizando.

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Vento forte : permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Quarta-feira (01/10): Nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. Temperatura em declínio entre a tarde e noite.

ATENÇÃO: Rajadas fortes de vento sul de 50 a 65km/h no Litoral e Planalto Sul.

Sistema Meteorológico: avanço de uma massa de ar seco (sistema de alta pressão) pelo Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (02/10): Tempo seco com sol entre algumas nuvens em SC. No Litoral e Vale do Itajaí, as nuvens aumentam no decorrer da tarde com chance de chuva fraca à noite. Temperatura mais baixa, com chance de geada fraca na serra.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: massa de ar seco (sistema de alta pressão) influenciando SC.

Avisos anteriores:

ATENÇÃO 01/10/2014 – 13:50h: Nas próximas 3h, rajadas fortes de vento sul acima de 60km/h no Litoral  Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre sexta-feira (03) e domingo (05/10), tempo mais seco com sol em SC. No Litoral e Vale do Itajaí nebulosidade variável com chuva fraca, especialmente no inicio e fim do dia, devido a circulação marítima. Temperatura mais baixa no período noturno e ao amanhecer, com chance de geada fraca na serra na sexta-feira. Durante o dia, temperatura em elevação. Sem aviso.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta