Aviso 20/03/2014

Aviso Meteorológico: O outono começa com a atmosfera instável, o que aliada ao aquecimento do dia, mantêm a condição de temporais isolados a partir da tarde desta quinta (20), com ventania (rajadas acima de 60km/h) e granizo. Nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, os acumulados devem oscilar entre 30 a 50mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Demais regiões, 20 a 30mm. Tempo melhora no decorrer da sexta (21), com a chegada do ar frio seco. Fonte: Epagri-Ciram

Recomendações da Defesa Civil: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

 Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL:

Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (20/03): Tempo instável e úmido em SC, com céu parcialmente nublado a encoberto e sujeito a pancadas de chuva a qualquer hora do dia, forte em alguns momentos. Temperatura em pequena elevação, mas com ar abafado.

Aviso: temporais isolados com descarga elétrica, ventania e granizo. Acumulado de chuva de 30 a 50mm em média do Oeste ao Norte do Estado, e de 20 a 30mm nas demais regiões, podendo ocorrer pontuais maiores.

Sistema Meteorológico: influência de uma frente fria.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (21/03): Madrugada e manhã com chuva isolada em boa parte do Estado. No decorrer do dia, a nebulosidade diminui e o sol volta a aparecer em SC. A temperatura diminui entre a tarde e noite. Sem aviso. Sistema Meteorológico: avanço de um sistema de alta pressão pelo Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre sábado (22) e segunda-feira (24), tempo mais seco com nevoeiros ao amanhecer e predomínio de sol em SC. Temperatura mais amena na madrugada e em elevação no decorrer do dia. Sem aviso

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil