Aviso 27/09/2013

Alerta para inundações no Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte

Aviso para mar agitado com risco de ressaca e inundações localizadas no litoral

Fonte: Epagri-Ciram 

Alerta de inundações no Alto Vale do Itajaí 

Conforme a última medição (08 hs) os níveis dos rios no Alto Vale continuam baixando lentamente. Em Rio do Oeste (7,61m), e Taió (7,40m), Rio do Oeste, Laurentino, Agronômica e Rio do Sul (7,14m) continuam com problemas de inundações. 

No Planalto Norte os rios continuam subindo nos municípios de Tres Barras e Canoinhas. No município de Mafra o Rio Negro está baixando lentamente, mas ainda está em cota de emergência.

Conforme a previsão abaixo, neste fim de semana há condição de chuva, com volumes pouco significativos, mas que devem influenciar nas condições de inundação no Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Previsão especial para o Vale do Itajaí e Planalto Norte:

Sábado (28/09): no decorrer do dia o tempo volta a ficar instável em SC, com aumento de nebulosidade e condições de chuva e trovoadas entre a tarde e noite no Vale do Itajaí e Planalto Norte, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). O acumulado de chuva previsto varia entre 15 e 20mm em média.

Conforme a previsão do Cemaden, entre o norte de SC e o sul do PR, na área de drenagem do Rio Negro, os acumulados devem ficar entre 30 e 40 mm.

Domingo (29/09): variação de nuvens com aberturas de sol em boa parte do estado. Condições de chuva isolada e leve no Vale do Itajaí e Planalto Norte. Acumulado de chuva de 5 a 10mm.

Segunda-feira (30/09): persiste a condição de chuva isolada entre a tarde e noite no Vale do Itajaí e Planalto Norte, com acumulado de 10 a 15mm.

Aviso para mar agitado com risco de ressaca e inundações localizadas no litoral

Nesta sexta-feira (27/09), o mar permanece muito agitado no Litoral de SC, com ondas de 2.0 a 2.5 m próximo à costa, embora tenha diminuído a altura de onda em relação aos últimos 2 dias, a situação ainda é desfavorável à navegação de pequenas embarcações. No fim de semana (28 e 29/09), a previsão é de ondas de 2.0 a 2,5 m no Litoral Catarinense.

Em algumas áres mais suscetíveis a maré astronômica e meteorológica podem provocar inundações pontuais e momentâneas.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado e ressaca: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil