Aviso Meteorológico 07/06/2014

ALERTA: Risco de Deslizamentos no Planalto e Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Estas regiões registraram acumulados significativos de chuva nas últimas 24hs e persiste a condição de chuva até domingo. O solo está encharcado e já foram registrados deslizamentos em algumas cidades do Vale do Itapocu no Litoral Norte de Santa Catarina.

AVISO METEOROLÓGICO:  Persiste a condição de chuva para todas as regiões de SC, para este sábado (07) e domingo (08), com chuva forte por alguns momentos e acumulados significativos no períodocom valores de 100 a 200 mm podendo ocorrer pontuais maiores em todas as regiões isoladamente, com risco de alagamentos, transbordamento de alguns córregos e rios e deslizamentos em áreas vulneráveis, devido a formação e deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. Atenção especial no sábado para as regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Norte e Vale do Itajaí. No domingo, os maiores volumes de chuva deverão ocorrer no Oeste, Meio Oeste, Grande Florianópolis e Litoral e Planalto Sul.

Acompanhe atualização de boletins! Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (07/06): Tempo instável com chuva em todas as regiões de SC. Por alguns momentos a chuva será de forte intensidade, com pontuais acumulado que pode chegar a 100 mm.

AVISO: Temporal isolado com queda de granizo e descarga elétrica. Devido ao acumulado de chuva significativo podem ocorrer alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

Sistema Meteorológico: Sistema de baixa pressão entre o PR e SC pela manhã e entre o RS, SC e PR na tarde e noite.

07.06.14 Colorida BM

Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 20140607 16h GMT

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (08/06): a passagem de uma frente fria mantém chuva, moderada a forte, em todas as regiões, com acumulado que podem chegar ou superar 100 mm em alguns pontos.

AVISOTemporal isolado com queda de granizo e descarga elétrica. Devido ao acumulado de chuva significativo podem ocorrer alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

Sistema Meteorológico: Sistema de baixa pressão entre o RS e SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na segunda-feira (09/06), chuva na madrugada e no decorrer do dia a frente fria se afasta e uma massa de ar seco avança pelo RS diminuindo a nebulosidade.

Na terça-feira (10) e na quarta-feira (11/06), o ar seco deixa o tempo firme com sol e temperatura baixa pela manhã. Sem aviso.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta